Informações
Forma de Governo:
República confederativa.
Presidente da Confederação Helvética: Didier Burkhalter
Capital:
Berna
Principais Cidades:
Berna
Zurique
Genebra
Área do território:
41.293 km²
População:
7,5 milhões
Idioma Predominante:
alemão, francês e italiano.
PIB:
646 bilhões de US$
Moeda:
franco suíço
IDH:
0,913 (2012)
Principal(is) fonte(s) de energia:
hidrelétricas

cultura História, Cultura e Geografia

Weggis-tanzé

Weggis-tanzé é uma antiga dança tradicional Suíça.
Depois de terem executado várias figuras em posição aberta, os dançarinos giram ao modo da valsa marcando o ritmo com gritos e bulha de tacões.

+ História, Cultura e Geografia
Jean-Jacques Rousseau
Breve Biografia do filosofo iluminista suíço
Real Switzerland Summer (Tourism Promo by DirectRooms.com)
Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.
gastronomia Gastronomia

Chocolate suiço

O chocolate suíço é conhecido no mundo todo.
Foi o suíço Henri Nestlé a ideia dos chocolates serem vendidos em tabletes. Outro suíço, chamado Daniel Peter, que resolveu colocar leite na receita do chocolate. E hoje, quando vamos ao supermercado vemos muitos tabletes de chocolate ao leite nas prateleiras para vender.

+ Gastronomia
Raclette Suiça
Os suíços, juntamente com os franceses, produzem queijo para a raclette que é derretida e servida com batatas cozidas e pickles.
Batata Suiça
Originária do Cantão de Berna, consiste dependendo da receita, de batata crua ou cozida ralada que é fritada em manteiga ou outro tipo de gordura (com ingredientes adicionais como cebola, toucinho, queijo, legumes, pedaços de maçã e etc.). Tem o formato de uma panqueca aberta.
Curiosidades

Henry Nestlé

Foi o fundador da Nestlé Alimentos S.A. com sede em Vevey na Suíça. A Nestlé é uma das maiores empresas que fabricam alimentos, bebidas e chocolates do mundo na atualidade. Foi ele quem criou a Farinha Láctea Nestlé. Na Suíça, as crianças da época estavam tendo sérios problemas de desnutrição, sendo que algumas delas chegaram até a perder a vida e Henri Nestlé, que era farmacêutico, resolveu desenvolver um alimento que contivesse todos os nutrientes necessários para as crianças.

+ Curiosidades
Questões Ambientais

O país mais verde do mundo.

Segundo a mais recente edição do Environmental Performance Index (EPI), a Suíça foi considerada o país mais verde do mundo em 2012.
A pesquisa se baseia em dez categorias. São elas: critérios de saúde ambiental; poluição do ar; recursos de água; biodiversidade; habitat; recursos naturais; florestas e alterações climáticas.
Muitas ações do governo estão voltadas para questões da pobreza e do meio ambiente.
Uma ministra suíça disse em uma entrevista que os países tem que se conscientizarem que é muito menos custoso e trabalhoso prevenir os danos ambientais, do que revertê-los.

+ Questões Ambientais
Reintrodução de ursos
Após o tiro dado no único urso selvagem da Suíça, que foi considerado um risco para a segurança humana, os suíços estão se questionando se os ursos podem sobreviver no país. É uma questão importante, pois outros devem chegar.
Com apenas três anos de idade o urso "problemático" M13 foi morto em fevereiro devido à impossibilidade de mantê-lo longe dos assentamentos humanos. Um outro urso, o JJ3, já havia sido morto em 2008 pelas mesmas razões. As autoridades gostariam de evitar que futuros ursos suíços sofressem o mesmo destino, mas elas dizem que isso só será possível se os agricultores e residentes das zonas fronteiriças mudarem o comportamento com os animais selvagens.
Principais Descobertas e Invenções

Grafite

primeira pessoa que utilizou grafite na forma de lápis para escrever foi o humanista e naturalista suíço-alemão, de Zurique, Konrad von Gesner (1516-1565).
Gesner descreveu um novo instrumento de escrita, no qual a grafite seria envolvido em um tubo de madeira.

+ Descobertas e Invenções
Esportes

Federer, Caída y Resurrección

Roger Federer é um tenista suíço, recordista do número de vitórias em torneios do Gran Slam. Com 17 torneios do Grand Slam, 21 Masters 1000 e 6 Masters Cup entre seus 76 torneios ATP, e um recorde de 302 semanas como numero 1 mundial entre 2004 e 2012, Federer é considerado por diversos analistas esportivos, críticos de tênis e antigos tenistas como um dos melhores jogadores de tênis de todos os tempos.

Principais Esportes
Futebol

Suíça é a cabeça de chave graças à sua sétima posição no ranking de seleções da FIFA. A melhor colocação da Suíça em Copas foi no Mundial de 1950 aqui no Brasil, os suíços terminaram em sexto lugar.

Tênis

Roger Federer é um tenista suíço, considerado por diversos analistas esportivos, críticos de tênis e antigos tenistas como um dos melhores jogadores de tênis de todos os tempos

Esqui

A equipe Suíça de esqui alpino é tida como a grande favorita em todas as olimpíadas de inverno, conquistando até hoje 18 medalhas de ouro.

+ Esportes
Federer, Caída y Resurrección
Roger Federer é um tenista suíço, recordista do número de vitórias em torneios do Gran Slam. Com 17 torneios do Grand Slam, 21 Masters 1000 e 6 Masters Cup entre seus 76 torneios ATP, e um recorde de 302 semanas como numero 1 mundial entre 2004 e 2012, Federer é considerado por diversos analistas esportivos, críticos de tênis e antigos tenistas como um dos melhores jogadores de tênis de todos os tempos.
Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.