Informações
Forma de Governo:
república presidencialista
Presidente: Goodluck Jonathan
Capital:
Abuja
Principais Cidades:
Abuja
Lagos
Ibadan
Área do território:
923.768 km²
População:
158.258 milhões de habitantes
Idioma Predominante:
inglês
PIB:
292 bilhões de US$ (2013)
Moeda:
naira
IDH:
0,471 (2012)
Principal(is) fonte(s) de energia:
petróleo

cultura História, Cultura e Geografia

Nigeria Tourism ( Short Video )

Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.

+ História, Cultura e Geografia
Nigéria - Diálogo pela vida
Este documentário de 13 minutos debruça-se sobre a actual situação das relações entre a Igreja Católica e o Islão no norte da Nigéria, as tensões e as dificuldades a ultrapassar, e os esforços de reconciliação.
Nigeria Tourism ( Short Video )
Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.
gastronomia Gastronomia

Jollof

Na Nigéria, muitos dos pratos típicos variam por região. Mas alguns são encontrados em todo país, como o jollof que é um arroz picante servido com tomates e óleo de coquinho.

+ Gastronomia
Egusi
É o nome que têm no sul da Nigéria as pevides (sementes) de abóbora ou outras cucurbitáceas; é também com estas sementes que se faz uma sopa ou guisado, originária dos igbos e iorubas, muito apreciado na África Ocidental (em língua hausa, é conhecida como “miyan gushi”).
Curiosidades

Desemvolvimento x Pobreza

A economia da Nigéria apresenta um crescimento vertiginoso; o Fundo Monetário Internacional projetou um crescimento de 9% no país em 2008 e 8.3% em 2009. A maioria da população do país vive na pobreza absoluta. Segundo a Declaração das Nações Unidas a pobreza absoluta é "uma condição caracterizada por uma grave privação de necessidades humanas básicas, como alimentos, água potável, instalações sanitárias, saúde, residência, educação e informação. Isto depende não só do rendimento, mas também do acesso aos serviços".

+ Curiosidades
Mercado de luxo na Nigéria contrasta com a pobreza
A elite da Nigéria, que sempre teve que viajar à Dubai, Londres ou Paris para comprar produtos de grife, agora já faz compras em seu país natal. Na capital Lagos, os mais endinheirados e fascinados por marcas como Hublot ou Rolex, serão responsáveis por um mercado de 25 bilhões de dólares até o ano de 2020. E o investimento no continente africano é pesado já nos dias de hoje. A Porsche inaugurou um showroom na região mais rica da Nigéria, vendendo carros a 150 mil dólares e aumentando o contraste social, em um país onde 100 milhões de pessoas sobrevivem com menos de 2 dólares por dia.
Questões Ambientais

Vazamento de petróleo

Os principais problemas ambientais da Nigéria são: derramamentos de petróleo, e desmatamento das florestas.
O Delta do Níger é um dos rios mais afetados, juntos com manguezais. O petróleo vaza quase toda semana e alguns pântanos estão sem vida.
Muitos especialistas dizem que a Nigéria é o país que mais sofre com a exploração de petróleo.
Um dos principais motivos para o desmatamento é ter áreas livres para plantações de borrachas. Assim, grandes áreas de florestas são desmatadas.

+ Questões Ambientais
Shell parcialmente condenada por fuga de petróleo na Nigéria
A justiça holandesa reconheceu a responsabilidade da Shell numa fuga de petróleo registada em 2005, na Nigéria
Principais Descobertas e Invenções

A Idade do ferro

Com o desenvolvimento dos estabelecimentos permanentes, seguiram-se o crescimento da economia diversificada e com ela o surgimento do trabalho com ferro. A transição entre o período neolítico à idade do ferro diferentemente da Europa, não ocorreu na África inclusive na região da Nigéria, uma intermediação da produção de bronze ou cobre. Antigas evidências sobre metalurgia mecânica no sítio arqueológico de Taruga, considerado o seio da antiga civilização Nok, datam de 700 a.C.
Desmascarando a vertente de que o ferro chegou na África pelos migrantes vindos da Ásia, os indícios de ferros fundidos espalhados no sítio arqueológico provam que a região ocidental da África subsariana possuiu as primeiras civilizações que dominou a fundição, inclusive no norte da Nigéria já no território atual de Níger existe descobertas de fundição de ferro que datam em até 1500 a.C. As escavações da barragem de Kainji revelaram também o uso da mesma metalurgia em 200 a.C.

+ Descobertas e Invenções
Esportes

Chioma Ajunwa

Esta atleta esteve afastada das competições por uso de anabolizantes por quatro anos, entretanto sua volta aconteceu em triunfo. Menos de dois meses depois de retomar os treinamentos, na primavera de 1996 ela entrou nos Jogos de Atlanta chegando à semifinal dos 100m e seis dias depois ganhou a medalha de ouro no salto em distância, com uma marca de 7,12m em sua primeira tentativa.

Principais Esportes
Futebol

A seleção nigeriana chegou à Copa do Mundo pela primeira em 1994 e desde então apareceram mais duas vezes. Ainda não passaram das oitavas-de-final. A Nigéria ganhou a Copa das Nações Africanas duas vezes, em 1980 e 1994 e, além disso, também ganharam a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1996 (quando venceu o Brasil na semifinal e a Argentina na final).

Basquete

Com pouca tradição internacional, a seleção masculina de basquete surpreendeu a todos ao se classificarem para os jogos olímpicos de Londres, desbancando favoritas como República Dominicana, Grécia e Lituânia.

Atletismo

Chioma Ajunwa é uma ex-atleta nigeriana, primeira campeã olímpica do país e primeira africana a conquistar uma medalha de ouro no atletismo dos Jogos Olímpicos. Conquistou a medalha de ouro do salto em distância em Atlanta em 1996.

+ Esportes
Chioma Ajunwa
Esta atleta esteve afastada das competições por uso de anabolizantes por quatro anos, entretanto sua volta aconteceu em triunfo. Menos de dois meses depois de retomar os treinamentos, na primavera de 1996 ela entrou nos Jogos de Atlanta chegando à semifinal dos 100m e seis dias depois ganhou a medalha de ouro no salto em distância, com uma marca de 7,12m em sua primeira tentativa.
Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.