Nigeria Tourism ( Short Video )
Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.
Acarajé
O acarajé é uma comida ritual da orixá Iansã. Na África, na língua iorubá, é chamado de àkàrà, que significa "bola de fogo", enquanto que je possui o significado de "comer". No Brasil, foram reunidas as duas palavras numa só, acara-je, ou seja, "comer bola de fogo". "Acará" também é o nome de um pedaço de algodão embebido em azeite que era colocado em chamas e engolido pelos filhos de santo para estes provarem que estavam em transe, nos rituais de candombé (daí, a expressão "bola de fogo").
Desemvolvimento x Pobreza
A economia da Nigéria apresenta um crescimento vertiginoso; o Fundo Monetário Internacional projetou um crescimento de 9% no país em 2008 e 8.3% em 2009. A maioria da população do país vive na pobreza absoluta. Segundo a Declaração das Nações Unidas a pobreza absoluta é "uma condição caracterizada por uma grave privação de necessidades humanas básicas, como alimentos, água potável, instalações sanitárias, saúde, residência, educação e informação. Isto depende não só do rendimento, mas também do acesso aos serviços".
Nigér
É o terceiro rio mais longo da África, e o principal da África Ocidental, com cerca de 4180 km de comprimento e uma bacia hidrográfica de 2 200 000 km². Nasce nas montanhas na fronteira entre a Guiné e a Serra Leoa, dirige-se para norte e depois para nordeste, passando por Bamako, capital do Mali, e depois por Timbuktu, no meio do deserto do Saara, faz uma apertada curva para sueste, passando por Niamey, capital do Níger, serve de fronteira entre este país e o Benim e desagua no Golfo da Guiné, num enorme delta no sul da Nigéria. O seu principal afluente é o rio Benue.
A origem das civilizações
Com os indícios de produção das ferramentas de pedras denominadas micrólitos, bem como machados, flechas etc. Propiciaram-se o desenvolvimento da cerâmica pelas tribos vinculadas ao trabalho de pasto da savana, e cerca de 4000 a.C. Foi continuado pelas subsequentes comunidades baseadas na agricultura fixando-se os estabelecimentos permanentes. No sul os caçadores e coletores abriram caminho para a cultura de subsistência e da alimentação básica no primeiro milênio a.C.
Chioma Ajunwa
Esta atleta esteve afastada das competições por uso de anabolizantes por quatro anos, entretanto sua volta aconteceu em triunfo. Menos de dois meses depois de retomar os treinamentos, na primavera de 1996 ela entrou nos Jogos de Atlanta chegando à semifinal dos 100m e seis dias depois ganhou a medalha de ouro no salto em distância, com uma marca de 7,12m em sua primeira tentativa.
A seleção nigeriana chegou à Copa do Mundo pela primeira em 1994 e desde então apareceram mais duas vezes. Ainda não passaram das oitavas-de-final. A Nigéria ganhou a Copa das Nações Africanas duas vezes, em 1980 e 1994 e, além disso, também ganharam a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1996 (quando venceu o Brasil na semifinal e a Argentina na final).
Com pouca tradição internacional, a seleção masculina de basquete surpreendeu a todos ao se classificarem para os jogos olímpicos de Londres, desbancando favoritas como República Dominicana, Grécia e Lituânia.
Chioma Ajunwa é uma ex-atleta nigeriana, primeira campeã olímpica do país e primeira africana a conquistar uma medalha de ouro no atletismo dos Jogos Olímpicos. Conquistou a medalha de ouro do salto em distância em Atlanta em 1996.