Informações
Forma de Governo:
república presidencialista.
Presidente: Henrique Peña Nieto
Capital:
Cidade do México
Principais Cidades:
Cidade do México
Guadalajara
Acapulco
Área do território:
1.972.547 km²
População:
110.645 milhões de hab.
Idioma Predominante:
espanhol
PIB:
1,327 trilhão de US$ (2013)
Moeda:
peso mexicano
IDH:
0,775 (2012)
Principal(is) fonte(s) de energia:
petróleo

cultura História, Cultura e Geografia

Mariachi

Gênero musical popular do México e simultaneamente um termo de origem incerta que se aplica aos grupos musicais que performam este gênero. Originado no estado de Jalisco, no leste do México mais precisamente numa vila rural de nome Cocula o Mariachi floresceu entre os peões, lavradores e nativos - como música popular, incorporando ritmos e harmonias provenientes da Europa e da África.

Com o passar dos anos os grupos de mariachi viajaram a pé, de mula, a cavalo ou de trem através de México como menestréis. Sem nenhuma instrução formal na música e sem nenhuma compreensão de notas escritas, os músicos misturaram pela percepção auditiva, o lirismo da harpa a doçura do violino e a profundidade da guitarra numa escala de melodias e alguns delas com complexidade labiríntica.

+ História, Cultura e Geografia
A Revolução Mexicana.
Foi um conflito armado que teve lugar no México, com início em 20 de novembro de 1910. Historicamente, costuma ser descrita como o acontecimento político e social mais importante do século XX no México.
MEXICO country - Visit Mexico promotional video - Mexico city D.F
Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.
gastronomia Gastronomia

Guacamole

A culinária mexicana é conhecida por ser bem temperada, e com pratos coloridos.

Um dos pratos mais típicos mexicanos é o guacamole, que é um purê de abacate bem temperado, pode ser servido com uma grande variedade de pratos. Como por exemplo, com os nachos que são tortilhas de milho crocantes na forma de triângulo.

Um dos ingredientes principais, comum em quase todos os pratos é o milho. protagonista na elaboração de tortilhas,tamales, pozole, entre tantos outros alimentos.

+ Gastronomia
Quesadilla
A preparação mais comum desta receita consiste basicamente em uma tortilla de milho amassada com sal e banha de porco ou de farinha de trigo com manteiga à qual se agrega alguma variedade de queijo próprio para fundir (queijo monterrey jack, queijo Chihuahua ou queijo Menonita, Adobera, queijo Oaxaca ou asadero), para posteriormente dobrar metade da tortilha sobre o queijo e esquentá-la em uma chapa ou frigideir com ou sem azeite, até que o queijo derreta. O aquecimento pode ser terminado quando o queijo derreta ou quando se obtém uma textura crocante (é recomendável que se cozinhe em fogo brando, para que a tortilla não queime e o queijo derreta bem).
Curiosidades

Maior parque urbano do mundo

Chapultepec na Cidade do México é um dos maiores parques urbanos do mundo, o seu nome significa colina do gafanhoto e também tem o principal zoológico da cidade, muitos museus e um parque de diversões, e dois lagos.

+ Curiosidades
Pancho Villa
José Doroteo Arango foi um dos mais conhecidos generais e comandantes da Revolução Mexicana.
Civilização Asteca
Como uma tribo de nômades conseguiu construir o maior Império da América em apenas 200 anos? Inventaram sistemas de engenharia extraordinários para a época como: arquetutos, palácios, pirãmides e templos que eram um tributo aos Deuses e um testemunho da força criativa do homem.
Questões Ambientais

Avanços ambientais

Desde 1992, quando a Cidade do México foi eleita a cidade mais poluída do mundo, passou a ter legislação ambiental própria e tem trabalhado muito em sua fiscalização e monitoramento.

Em 2007, foi elaborado um Plano Verde de 15 anos, para durar até 2021, constituído por 26 estratégias e 113 áreas de foco, que trabalham com: conservação do solo, habitabilidade e espaço público, água, mobilidade, qualidade do ar, resíduos sólidos e mudanças climáticas e energia.

Em 2010 a Cidade do México é homenageada no Índice de Cidade Verde da América Latina pelas iniciativas e pelo programa ambiental realizado na cidade.

+ Questões Ambientais
Soluções para cidade mais poluída do mundo.
Quando o México se tornou independente a capital finalmente se libertou de seus invasores e iniciou uma nova fase de desenvolvimento. Nos dias de hoje, a Cidade do México possui um imenso centro industrial, no qual se instalaram indústrias nacionais e estrangeiras. Os principais produtos ali fabricados são materiais têxteis e de construção, produtos farmacêuticos e petroquímicos, sapatos, automóveis e aço. Se por um lado a indústria emprega grande parte da população e movimenta o comércio de todo o país, por outro, e devido à sua grande quantidade e falta de fiscalização, ela colabora para aumentar ainda mais os altíssimos níveis de poluição do ar da Cidade do México, que é considerada uma das metrópoles mais poluídas do mundo.
Avanços ambientais
Principais Descobertas e Invenções

Cidade deTula

Também conhecida como Tollan-Xicocotitla é uma cidade com 10.000 habitantes, parte da qual se encontra sobre a Tula pré-hispânica, situada no municipio de Tula de Allende no estado de Hidalgo, México, a 70 km da capital do país.

Em termos arquitectónicos distingue-se pelas pirâmides de terraços, edifícios colunados e esculturas em relevo, incluindo os característicos chacmools, figuras deitadas que terão sido representações do deus da chuva. Existem dois campos de bola e parte da arquitectura tem aspectos semelhantes à encontrada em Chichén Itzá. Foi saqueada pelos astecas, tendo sido removida grande parte das esculturas e outras obras de arte.

+ Descobertas e Invenções
Segredos do Império Asteca
Os Astecas inicialmente formavam uma pequena tribo de caçadores e coletores que, em 1325 se deslocou em direção à zona central mexicana e desenvolveu uma agricultura moderna e de subsistência. Entre as invenções dos Astecas, constam a irrigação da terra e a construção dos "jardins flutuantes"- cultivo de vegetais em terrenos retirados do fundo dos lagos. A construção das chinampas (nome dado a esses jardins) era feita nos lugares mais rasos dos lagos. Os Astecas demarcavam o local das futuras chinampas com estacas e juncos, enchiam com lodo extraído do fundo do lago e misturavam com um tipo de vegetação aquática que flutuava no lago. Esta vegetação formava uma massa espessa sobre a qual se podia caminhar. Estas tecnologias foram essenciais para a fundação e sobrevivência de Tenochtitlán.
Esportes

Final Brasil x México Olimpíadas de Londres 2012

O México tem sido uma verdadeira pedra no sapato da Seleção Brasileira na história recente. No último confronto entre as duas equipes, aliás, deu México: 2 a 1 na final olímpica e o fim do sonho de, enfim, uma medalha de ouro.

Principais Esportes
Futebol

A seleção mexicana é a atual campeã olímpica de futebol, derrotando o Brasil na final em 2012. O México está no grupo A com o Brasil, seu primeiro jogo será em Natal, contra o Camarões.

Box

Júlio Cesar Chavez é considerado por muitos com um dos maiores pugilistas de todos os tempos conquistando três cinturões mundiais em categorias distintas.

Frónton

Frónton ou pelota basca, é um esporte muito praticado pelos mexicanos. É um esporte praticado lançando-se uma bola contra a parede, o que pode ser feito com uma raquete, um taco de madeira, uma cesta ou com as mãos.

+ Esportes
Final Brasil x México Olimpíadas de Londres 2012
O México tem sido uma verdadeira pedra no sapato da Seleção Brasileira na história recente. No último confronto entre as duas equipes, aliás, deu México: 2 a 1 na final olímpica e o fim do sonho de, enfim, uma medalha de ouro.
Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.