Informações
Forma de Governo:
Monarquia parlamentarista
Chefe de estado: Imperador Akihito.
Primeiro Hatoyama. Yukio Hatoyama.
Capital:
Tóquio
Principais Cidades:
Tóquio
Osaka
Nagoya
Área do território:
372.819 km²
População:
127.156.225 hab.
Idioma Predominante:
5, 007bilhões de US$
PIB:
Japonês
Moeda:
Iene
IDH:
0, 912
Principal(is) fonte(s) de energia:
nuclear e petróleo.

cultura História, Cultura e Geografia

Japan Tourism and travel

Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.

+ História, Cultura e Geografia
Bonsai uma filosofia natural
Um bonsai precisa ter outros atributos além de simplesmente estar num vaso raso. A planta deve ser uma réplica de uma árvore da natureza em miniatura. Deve simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos, além das marcas do tempo e estrutura geral dos galhos. Essencialmente é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados.
Origami
Origami significa dobrar papel, e é uma arte tradicional e secular japonesa, com dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.
Cerimônia do chá
Japan Tourism and travel
Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.
gastronomia Gastronomia

História do Sushi

A forma tradicional do sushi é peixe fermentado e arroz, conservados com sal, em um processo que veio do Sudeste Asiático, onde ainda continua popular nos dias de hoje.
O termo "sushi" vem de uma forma gramatical arcaica, com significado de "Risoto Japonês", não usada mais em outros contextos e significa, literalmente, "é azedo", num reflexo das suas raízes históricas de alimento fermentado.
A ciência por trás da fermentação do peixe embalado no arroz é que o vinagre produzido a partir da fermentação do arroz quebra a proteína do peixe em aminoácidos. Isso resulta em um dos cinco paladares básicos, chamado umami em japonês. A forma mais antiga de sushi no Japão, narezushi, ainda se assemelha muito com esse processo. No Japão, o narezushi evoluiu para oshizushi e, por último, para edomae nigirizushi, que é o alimento conhecido mundialmente apenas como "sushi".
Atualmente, o sushi japonês preserva poucas semelhanças com o tradicional prato de arroz lactofermentado. Originalmente, quando o peixe fermentado era tirado do arroz, apenas o peixe era consumido e o arroz fermentado era descartado. O funazushi de gosto e cheiro fortes, um tipo de narezushi feito próximo ao lago Biwa, no Japão, é o que mais lembra a forma tradicional de preparação do sushi fermentado.
Iniciando-se no período Muromachi (1336-1573), o vinagre foi adicionado à mistura peixe-arroz, para dar um melhor paladar e conservação. O vinagre acentuava o azedume do arroz, aumentando seu tempo de conservação e permitindo que o processo de fermentação encurtasse, acabando por ser abandonado na preparação do prato. Nos séculos seguintes, o sushi de Osaka evoluiu para o oshi-zushi. Frutos do mar e arroz eram prensados usando-se uma esteira de bambu. Em meados do século XIII, essa forma de preparação chegou a Edo (a atual Tóquio).
A versão contemporânea, internacionalmente conhecida apenas por sushi, foi desenvolvida por Hanaya Yohei no final da era Edo. Essa técnica era uma forma primitiva de fast-food que não era fermentada, pois era preparada rapidamente, e que podia ser comida em bancas armadas na rua ou em teatros. Nessa época, esse tipo de sushi ficou conhecido como edomae zushi, pois era produzido com peixes frescos pescado em Edomae (a atual Baía de Tóquio). Apesar de hoje em dia os peixes não virem mais desse lugar, o sushi ali produzido ainda é formalmente conhecido como edomae nigirizushi.

+ Gastronomia
Curiosidades

Japão bate o maior recorde de velocidade ferroviária de todos os tempos

O trem em fases de testes de levitação magnética conseguiu bater a velocidade de 500 km/hora. Este é possivelmente o mais rápido e estável trem da história.

+ Curiosidades
Kamikazes
Kamikaze (kami significando "deus" e kaze, "vento", comumente traduzido como "vento divino") era o nome dado aos piloto de aviões japoneses carregados de explosivos cuja missão era realizar ataques suicidas contra navios dos Aliados nos momentos finais da campanha do Pacífico na Segunda Guerra Mundial.
O nome oficial era Tokubetsu K?gekitai (Unidade de Ataque Especial), também conhecidos pela abreviação Tokk?tai ou Tokk?. As unidades da marinha eram chamadas de Shinpu Tokubetsu Kõgekitai (Unidade de Ataque Especial Vento Divino), em alusão à tempestades que salvaram o Japão do ataque mongol em duas ocasiões (1247 e 1281), portanto os pilotos suicidas iriam salvar novamente o Japão de novos mongóis: os estadunidenses. O termo "kamikaze" era usado apenas pelos americanos.
Cerca de 2 525 pilotos morreram nesses ataques, causando a morte de 4 900 soldados aliados e deixando mais de 4 mil feridos. O número de navios afundados é controverso. A propaganda japonesa da época divulgava que os ataques conseguiram afundar 81 navios e danificar outros 195. A Força Aérea Americana alega que 34 barcos afundaram e 368 ficaram danificados.
Questões Ambientais

Japão Ameaça Nuclear-Legendado

Neste documentário você irá saber mais detalhes sobre o risco que o Japão sofre com as usinas nucleares, em especial, a de Fukushima, após o terremoto que os atingiu, em março de 2011.

+ Questões Ambientais
Principais Descobertas e Invenções

Toyotismo

O Toyotismo é um modelo de produção industrial idealizado pelo japonês Eiji Toyoda (1913-2013) e usado pelo mundo todo a partir da década de 1970 após a sua aplicação pela fábrica da Toyota - uma das maiores empresas mundiais de carro.

+ Descobertas e Invenções
História do Toyotismo
É um modo de organização da produção capitalista originário do Japão, resultante da conjuntura desfavorável do país. O toyotismo foi criado na fábrica da Toyota no Japão (dando origem ao nome), após a Segunda Guerra Mundial, este modo de organização produtiva, elaborado pelo japonês Taiichi Ohno (1913 - 2013) e que foi caracterizado como filosofia orgânica da produção industrial (modelo japonês), adquirindo uma projeção global.
Esportes

Judô

Judô que significa “Caminho suave ou caminho da suavidade” é um esporte de combate praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.

Principais Esportes
Futebol

Keisuke Honda é o talento da atual geração e um dos principais nomes da história do futebol japonês, e uma grande promessa para a Copa.

Sumô

O sumô é o esporte nacional do Japão há milênios, sendo considerado a luta do imperador. É o segundo esporte mais praticado e reverenciado pelos japoneses.

Beisebol

Os torcedores do esporte no Japão são fervorosos, e criam uma atmosfera de carnaval nos jogos. O mais antigo e mais popular time é o Yomiuri Giants.

+ Esportes
Judô
Judô que significa “Caminho suave ou caminho da suavidade” é um esporte de combate praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.
Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.