Informações
Forma de Governo:
república parlamentarista
Presidente: Giorgio Napolitano
Primeiro ministro: Enrico Letta
Capital:
Roma
Principais Cidades:
Roma
Milão
Veneza
Área do território:
301.302 km²
População:
60.097 milhões de hab.
Idioma Predominante:
italiano
PIB:
2,068 trilhões de US$
Moeda:
euro
IDH:
0,881 (2012)
Principal(is) fonte(s) de energia:
gás natural

cultura História, Cultura e Geografia

Site oficial da Itália

Site oficial da Itália, com informações, notícias e fotos sobre diversos aspectos que acontecem no país, como economia, política, natureza, sociedade, entre outros.

+ História, Cultura e Geografia
Roma antiga
VULCÃO VESÚVIO - OS ÚLTIMOS DIAS DE POMPEIA
"Pompeia", é mais um fascinante documentário com a chancela da BBC (narrado por Arnold Schwarzenegger), que segue os últimos e terríveis momentos de uma cidade devastada pela maior catástrofe natural de todos os tempos - a erupção do vulcão Vesúvio, ocorrido há quase 2000 anos.
Dança Folclórica- Tarantella
Visit Italy, The Country Of Passion
Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.
gastronomia Gastronomia

Queijos típicos italianos

+ Gastronomia
Queijos típicos italianos
Questões Ambientais

A beira de um desastre ambiental

Desde o tombamento do “Costa Concordia”, a Itália está sob o risco de sofrer o maior desastre ambiental do país em 20 anos, caso as 2,4 mil toneladas de combustível do navio poluam uma das reservas marítimas mais apreciadas do Mediterrâneo.

A embarcação está se movendo de forma precária sobre uma formação rochosa submarina, ameaçando tombar ainda mais e atrapalhando os planos de bombear o óleo em segurança.

Com a esperança de encontrar sobreviventes praticamente encerradas, os especialistas advertem que, além da perda de vidas, o acidente poderá se transformar na pior emergência ambiental marítima da Itália desde o naufrágio do Amoco Milford Haven, que levava 144 mil toneladas de óleo, na costa de Gênova em 1991.

O navio tombou depois de bater em uma rocha e agora está de lado em uma plataforma com cerca de 20 metros de profundidade perto da pequena ilha de Giglio. Onze pessoas morreram e ainda há 21 desaparecidas.

+ Questões Ambientais
Fábrica de ferro italiana suspeita de contaminações mortais
Principais Descobertas e Invenções

Evangelista Torricelli

Torricelli foi um físico e matemático que perdeu o pai muito cedo e foi educado pelo tio, um monge que o enviou para Roma em 1627 a fim de estudar ciências com o beneditino Benedetto Castelli (1577-1644), professor de matemática no Collegio di Sapienza (atualmente Universidade de Roma "La Sapienza").

O estudo de Duas Novas Ciências, de Galileu (1638) inspirou-lhe muitos desenvolvimentos dos princípios mecânicos aí apresentados, que ele publicou no tratado De motu (incluído na sua Opera geometrica, 1644). O envio desta obra, por Castelli, a Galileu, em 1641, com uma proposta para que Torricelli fosse residir com o sábio florentino, levou a que Torricelli partisse para Florença, onde conheceu Galileu, e onde o serviu como amanuense durante os últimos três meses da sua vida.

Depois da morte de Galileu, Torricelli foi nomeado matemático do grão-duque e professor de matemática na Academia Florentina. A descoberta do princípio do barômetro, que perpetuou a sua fama ("tubo de Torricelli", "vácuo de Torricelli"), aconteceu em 1643. O torricelli (símbolo torr), uma unidade de pressão, recebeu o seu nome.

Torricelli também é famoso pela descoberta de um sólido infinitamente longo que hoje é chamado Trombeta de Gabriel, cuja área superficial é infinita, mas cujo volume é finito. Esta propriedade foi vista como um paradoxo "incrível" por muitos contemporâneos (incluindo o próprio Torricelli, que tentou várias demonstrações alternativas), e desencadeou uma controvérsia sobre a natureza do infinito com o filósofo Thomas Hobbes. Alguns supõem ter sido esta a origem da ideia de um "infinito completo".

Torricelli faleceu em Florença poucos dias depois de contrair febre tifoide.

+ Descobertas e Invenções
Galileu Galilei, o pai da ciência moderna.
Esportes

Copa do Mundo 1970 - BRASIL 4X1 ITÁLIA (final)

Principais Esportes
Futebol

A equipe italiana é conhecida com "La Azurra" devido a cor principal de seu uniforme. De azul desde o seu nascimento ela mantem a tradição e tenta o penta em 2014.

Pólo aquático

O polo aquático masculino italiano sempre chega as olimpíadas como uma das  favoritas a levar o ouro e atualmente conta com um título olímpico.

Ciclismo

Mario Cipollini é visto por muitos com um dos grandes velocistas italianos e carinhosamente é conhecido como o "Super Mario" devido a sua velocidade.

+ Esportes
Copa do Mundo 1970 - BRASIL 4X1 ITÁLIA (final)
Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.