Informações
Forma de Governo:
república presidencialista.
Presidente: Porfirio Lobo Sosa
Capital:
Tegucigalpa
Principais Cidades:
Tegucigalpa
San Pedro Sula
La Ceiba
Área do território:
112.088 km²
População:
7.615 milhões de hab.
Idioma Predominante:
Espanhol
PIB:
18,4 bilhões de US$ (2012)
Moeda:
lempira
IDH:
0,632 (2012)
Principal(is) fonte(s) de energia:
petróleo

align:left">Exibir mapa ampliado
cultura História, Cultura e Geografia

José Antônio Velásquez

José Antônio Velásquez é um pintor de Honduras, e o maior nome da pintura nacional. Era também escultor, comerciante, barbeiro, fotógrafo e político.
Suas obram demonstram o cotidiano e a cultura do país, desde as atividades diárias do campo até o trabalho nas cidades.
Uma característica importante de suas obras é a riqueza de detalhes, com o contorno de cada telha e a grade de cada janela. Velásquez chegou a expor suas obras em diversos países, dos Estados Unidos à China, levando a cultura de Honduras para o mundo.

+ História, Cultura e Geografia
Cultura Lenca em Honduras
Honduras Tourism
Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.
gastronomia Gastronomia

La baleada

É um prato representativo da gastronomia hondurenha. Consiste em tortilha de farinha de trigo recheadas com feijão fritos, ovos, abacate, algum tipo de carne e queijo ralado ou manteiga. Em geral se come no café da manhã, almoço e jantar. São várias as cidades que reivindicam sua origem. Existe uma semelhança com a quesadilha e burrito mexicano.

+ Gastronomia
Curiosidades

Ruínas Maias

Em Honduras há as ruínas maias mais importantes e mais bem preservadas do mundo. Copan é o nome da antiga cidade , este sítio arqueológico foi considerado em 1980 como Património Mundial pela UNESCO.
Os maias foram povos que dominaram grande parte das Américas antes da chegada dos europeus.

+ Curiosidades
Manos Unidas: A Honduran Coffee Farm Documentary
Questões Ambientais

Diversidad y problemática de Honduras (Espanhol)

Este vídeo demostra Honduras com grandes paisagens e natureza exuberante e sua luta constante para mante-las.

+ Questões Ambientais
Diversidad y problemática de Honduras (Espanhol)
Este vídeo demostra Honduras com grandes paisagens e natureza exuberante e sua luta constante para mante-las.
Diversidad y problemática de Honduras (Espanhol)
Este vídeo demostra Honduras com grandes paisagens e natureza exuberante e sua luta constante para mante-las.
Vulnerabilidad ambiental del pueblo garífuna de Honduras
Principais Descobertas e Invenções

A ciência maia

Os maias se instalaram onde hoje é o sul do México, a Guatemala e Honduras por volta do ano 1000 a.C. A sucessão de descobertas arqueológicas, a partir do século passado, indica o desenvolvimento de uma das mais notáveis civilizações do Novo Mundo, com arquitetura, escultura e cerâmica bastante elaboradas. Sem dúvida nenhuma, essa civilização se baseou nos conhecimentos das culturas arcaicas, anteriores mesmo ao século X a.C.. Mas, foi a decifração dos ideogramas da escrita maia que permitiu reconstituir parcialmente a história deste povo magnífico. A história dos maias pode ser dividida em três períodos: o pré-clássico (1.000 a.C. a 317 d.C.); o clássico ou Antigo Império (até 889 d.C.); e o pós clássico ou Novo Império (também conhecido como "renascimento maia" até 1697). Da idade pré-clássica pouco se conhece, mas pode se afirmar que, neste período, já existia uma estrutura social e religiosa como uma classe sacerdotal especializada em matemática e astronomia. Provavelmente, foi nessa época que foi criado o calendário maia. O fim da idade pré-clássica e o começo da idade clássica foram estabelecidos com base nas primeiras datas que puderam ser decifradas nos monumentos.

As Ruínas de Copán, a oeste de Honduras, foram descobertas em 1570 por Diego Garcia de Placio. Um dos locais mais importantes da civilização maia, estas Ruínas não foram escavadas até o século XIX. Suas fortalezas e praças públicas imponentes caracterizam suas três fases principais de desenvolvimento, antes que a cidade fosse abandonada no início do século X.

Os avançados conhecimentos que os maias possuíam sobre astronomia, como eclipses solares e movimentos dos planetas, e sobre matemática, lhes permitiram criar um calendário cíclico de notável precisão. Na realidade são dois calendários sobrepostos: o tzolkin, de 260 dias, e o haab de 365 dias. O haab era dividido em dezoito meses de vinte dias, mais cinco dias livres. Para datar os acontecimentos utilizavam a "conta curta", de 256 anos, ou então a "conta longa", que principiava no início da era maia. Eles determinaram com exatidão incrível o ano lunar, a trajetória de Vênus e o ano solar (365 dias, 5 horas, 48 minutos e 45 segundos). Inventaram um sistema de numeração com base 20 e tinham noção do número zero, ao qual atribuíram um símbolo.

Os maias utilizavam uma escrita hieroglífica que ainda não foi totalmente decifrada. Os cientistas, estudiosos da civilização maia, comprovaram que os antigos fizeram muitas observações do Sol, durante sua passagem pelo zênite, na praça cerimonial de Copán. Esta descoberta reafirma que os maias foram grandes astrônomos e que viveram seu período de esplendor entre os anos 250 a 900 d.C. . Durante os solstícios e os equinócios, a posição do Sol gera alinhamentos especiais entre os vários monumentos, altares e outras estruturas da principal praça do sítio arqueológico maia de Copán.

Hoje, o vale de Copán, como outros sítios arqueológicos, é declarado Patrimônio da Humanidade, resguardando o centro dos cerimoniais da civilização maia, que floreceu na América Central no primeiro milênio da Era Cristã.

+ Descobertas e Invenções
oberta Tartaruga pré-histórica de 215 milhões de anos
Pesquisadores poloneses encontraram fósseis de tartaruga com cerca de 215 milhões de anos no sul do país. A descoberta pode ajudá-los a conhecer as origens misteriosas deste réptil antigo, venerado em culturas de diversas partes do mundo.
Esportes

Honduras clasifica al Mundial Brasil 2014 - Goles y celebración.

Principais Esportes
Futebol

Esta será a terceira participação dos hondurenhos em uma Copa do Mundo, após as Copas da Espanha (1982) e África do Sul (2010), nas quais a seleção hondurenha não passou da fase de grupos.

Beisebol

A prática de beisebol em Honduras é muito popular, chegando a se igualar a popularidade do futebol.

O beisebol possui campeonato nacional, e é jogado nas ruas e escolas.

Muay Thai

Um esporte que os hondurenhos amam são os esportes de contato como Lamalama (originário de Honduras), Muay Thai, Kick Boxing, Caraté e Judó.

+ Esportes
Honduras clasifica al Mundial Brasil 2014 - Goles y celebración.
Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.