Informações
Forma de Governo:
Monarquia parlamentarista
Rei Guilherme Alexandre²
Primeiro-ministro: Mark Rutte
Capital:
Amsterdã
Principais Cidades:
Amsterdã
Roterdã
Haia.
Área do território:
41.428 Km²
População:
18.105.285 hab.
Idioma Predominante:
Neerlandês
PIB:
800 bilhões de US$
Moeda:
Euro
IDH:
0.921
Principal(is) fonte(s) de energia:
energia nuclear e eólica

cultura História, Cultura e Geografia

Site oficial da Holanda

Site oficial da Holanda, com informações, notícias e fotos sobre diversos aspectos que acontecem no país, como economia, política, natureza, sociedade, entre outros.

+ História, Cultura e Geografia
O Poder da Arte (BBC) – Rembrandt
Foi um pintor e gravador holandês. É geralmente considerado um dos maiores nomes da história da arte europeia e o mais importante da história holandesa. É considerado, por alguns, como o maior pintor de todos os tempos. Suas contribuições à arte surgiram em um período denominado pelos historiadores de "Século de Ouro dos Países Baixos", na qual a influência política, a ciência, o comércio e a cultura holandesa — particularmente a pintura — atingiram seu ápice.
Site oficial da Holanda
Site oficial da Holanda, com informações, notícias e fotos sobre diversos aspectos que acontecem no país, como economia, política, natureza, sociedade, entre outros.
Metade da população da Holanda usa a bicicleta como meio de transporte
Amsterdam, Holland Travel Guide - Must-See Attractions
Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura.
gastronomia Gastronomia

A Culinária dos Países Baixos se caracteriza pelo consumo de grandes quantidades de batatas, tal como sugere o pintor Holandês Vincent van Gogh em seu quadro intitulado Os Comedores de Batata.

Os Camponeses comendo batatas é um quadro pertence à primeira fase da pintura do artista, desenvolvida nos Países Baixos, sob influência do realista francês Millet. Van Gogh fez releituras de Millet, e também estudou desenho, anatomia e perspectiva em Bruxelas, complementando sua formação com leituras sobre o uso e o comportamento das cores .Nessa época, desenhou e pintou muitas paisagens neerlandesas, cenas de aldeia. Em Nuenen, pequena cidade neerlandesa onde morava sua família, realizou cerca de 250 desenhos, principalmente sobre a vida de camponeses e tecelões. Os Comedores de Batata resume esse período. Assim como os pintores realistas, ele falou sobre a miséria e retratou a desesperança dessa gente humilde. Ele dizia que os camponeses deviam ser pintados com suas características rudes, sem embelezamento, ponto em que criticou e se diferenciou de Millet.

+ Gastronomia
Salsa holandesa
A salsa holandesa é uma emulsão elaborada com manteiga e suco de limão que se adiciona a gemas de ovos com agente emulsionante, geralmente se tempera com sal e um pouco de pimenta branca. Trata-se de um molho de origem francesa a pesar de haver uma referência à Holanda. A salsa holandesa e o ingrediente principal dos ovos Benedict.
Curiosidades

Prioridade é a bicicleta

Em muitas cidades holandesas há bem mais bicicletas do que carros.
As bicicletas fazem parte do cotidiano das pessoas, um meio de transporte para os deslocamentos diários.

+ Curiosidades
Questões Ambientais

Salvo pelos diques

Atualmente, os Países Baixos possuem a mais avançada rede de diques no mundo. O principal desafio desta obra de engenharia é fazê-la resistir às tempestades marítimas ou às enchentes no caso de rios. Para escoar as águas, utilizavam-se, na Holanda, os moinhos de vento e, atualmente, as bombas, principalmente do tipo parafuso de Arquimedes.

+ Questões Ambientais
Quebrando o Tabu - as drogas na Holanda
Trecho do documentário Quebrando o Tabu onde mostra como a Holanda criou e conduz a sua política sobre drogas. Nesta parte do documentário mitos sobre o uso e a liberação das drogas na Holanda são desfeitos em um mosaico costurado pelo ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, que escuta vozes das realidades mais diversas do mundo em busca de soluções, princípios e conclusões para o problema das drogas.
Principais Descobertas e Invenções

Moinhos de vento

Os primeiros moinhos de vento foram inventados na antiguidade, mas foram os holandeses que o utilizaram para diversas funções, principalmente bombear a água de represas e canais. Pois, maior parte do território está abaixo do nível do mar. Também são usados para moer, serrar, bombear e pressionar.

+ Descobertas e Invenções
Microscópio de Anton Van Leeuwenhoek - Legendado
Ele não era professor nem médico, apenas um comerciante letrado com um "hobby" curioso: fabricar e usar microscópios. O holandês Leeuwenhoek saiu do anonimato quando descobriu, com suas poderosas lentes, criaturas minúsculas agitando-se em uma pequena amostra da água de chuva que havia se acumulado em uma tina. Por acaso, ele acabara de descobrir as bactérias. Daí em diante, passou a examinar ao microscópio tudo o que via, de cocô de pombo a animais mortos.
Esportes

Johan Cruyff - A Lenda

Principais Esportes
Futebol

Com três vice-campeonatos mundiais no currículo, o desafio da Holanda é parar de ficar no quase e levantar a sonhada taça da Copa.

Patinação no gelo

A patinação no gelo  é muito popular na Holanda. É praticada principalmente ao ar livre, nos canais, lagos e lagoas, riachos e córregos congelados.

Sjoelbak

É um jogo tradicional do país , também conhecido por bilhar holandês. Ele relaciona habilidade motora com cálculo mental.  

+ Esportes
Johan Cruyff - A Lenda
Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.