Informações
Forma de Governo:
república parlamentarista.
Presidente: Károlos Papúlias
Primeiro ministro: Antonis Samaras
Capital:
Atenas
Principais Cidades:
Salônica
Pireu
Atenas
Área do território:
131.957 km²
População:
11.183 milhões de hab.
Idioma Predominante:
grego
PIB:
243 bilhões de US$ (2013)
Moeda:
euro
IDH:
0,860 (2012)
Principal(is) fonte(s) de energia:
petróleo

gastronomia Gastronomia

Características da calinária grega.

A culinária grega contemporânea é tipicamente mediterrânea, e utiliza extensivamente o azeite, grãos, pão, vinho, peixes e diversos tipos de carnes, incluindo aves e coelho. Entre os ingredientes típicos da culinária grega estão a carne de cordeiro ou de porco, azeitonas kalamata, queijo feta, folhas de uva, abobrinha e iogurte. Entre as sobremesas predominam o mel e as nozes. Alguns pratos se utilizam de massa folhada.
O elemento mais característico e antigo da culinária grega é o azeite, utilizado em quase todos os seus pratos. É produzido a partir das azeitonas, uma vez que as oliveiras são típicas de toda a região, o que dá um toque característico à comida grega. O grão mais utilizado na Grécia é o trigo, embora a cevada também seja cultivada. Entre os legumes e verduras cultivados estão o tomate, a berinjela, batata, vagem, quiabo, pimentões e cebolas. O mel é feito com base no néctar de árvores frutíferas e cítricas: limoeiro, laranjeiras, além do mel de tomilho e de pinhas. O lentisco, resina aromática com coloração de marfim, é cultivado na ilha de Quios, situada no mar Egeu.
A culinária grega utiliza mais ervas e temperos do que é comum com outras culinárias do Mediterrâneo: orégano, menta, alho, cebola, endro e folhas de louro, manjericão, tomilho e funcho e noz-moscada. Muitas receitas gregas, especialmente no norte do país, utilizam-se de ervas "doces", como, por exemplo, cravo e canela, em cozidos.

+ Gastronomia
Curiosidades

Oliveira mais antiga do mundo

De acordo com o Ministério de Relações Exteriores da Grécia, a oliveira mais antiga do mundo fica em Pano Vouves, em Kolymari, na Ilha de Creta, na Grécia. A espécie pode viver de 300 a 600 anos, mas acredita-se que esse exemplar tenha cerca de 5 mil anos.

+ Curiosidades
Questões Ambientais

Sem dinheiro, povo queima madeira e cidades sofrem com poluição.

Programas de austeridade do neoliberalismo estão provocando o sofrimento de milhões de pessoas, que respondem pelo comportamento leviano do setor financeiro, avalizado pelo sistema. A Grécia está sendo particularmente atingida. Os níveis de poluição do ar caíram em 40% desde 2008, mas isto não é algo para comemorar. Não é um resultado de políticas eficientes, e sim da recessão.
Alguns ambientalistas consideram o fato um ganho. Mas o que está acontecendo no país é um aumento maciço do smog, ou um nevoeiro contaminado por fuligem. O problema é sério em cidades importantes como Atenas e Salonica, mas vem sendo relatado em todo lugar, incluindo Ática e o Peloponeso. E não se trata do smog verificado em dias quentes em cidades do mundo desenvolvido, com seus carros.
É uma forma mais rude, uma volta no tempo. O povo está queimando lenha como combustível doméstico, o que lembra a Londres de muitas décadas atrás. Em Londres, a média de matéria particulada no ar caiu de cerca de 160 microgramas por metro cúbico para menos de 20 entre 1961 a 1998. Na Grécia, os níveis alcançam hoje 300 microgramas, o que é considerado perigoso para a saúde humana pela Organização Mundial de Saúde.

+ Questões Ambientais
Principais Descobertas e Invenções

Surgem as ciências

Os gregos foram os responsáveis por muitos conhecimentos que usamos hoje de várias áreas, como Filosofia, Astronomia, Geografia, História, Matemática, Medicina.
Pitágoras, foi um dos mais importantes pensadores gregos, era matemático e filósofo. Ele estudou os números e os classificou em várias categorias: pares, os impares e os números primos. Ele defendia a ideia de que a Terra era redonda, ao contrário de muitos pesquisadores da época que acreditavam que a Terra era plana.

+ Descobertas e Invenções
Sócrates - Encyclopedia Channel - legendado
Esportes

Luta Greco Romana

Principais Esportes
Futebol

A seleção da Grécia teve que disputar a repescagem para garantir uma vaga na Copa de 2014, venceu a partida de ida e empatou o jogo de volta com a Romênia.

Luta

A luta livre tem sua origem na Grécia Antiga. Era um esporte importante nos festivais gregos.

 A luta greco-romana integra os Jogos Olímpicos desde 1896.

Halterofilismo

O halterofilismo surgiu na Grécia, no treinamento de atletas que usavam os halteres como ponto de apoio/impulso, personificado no mito do lendário herói grego Milo de Cróton.

+ Esportes
Luta Greco Romana
Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.