Informações
Forma de Governo:
república parlamentarista.
Presidente: Károlos Papúlias
Primeiro ministro: Antonis Samaras
Capital:
Atenas
Principais Cidades:
Salônica
Pireu
Atenas
Área do território:
131.957 km²
População:
11.183 milhões de hab.
Idioma Predominante:
grego
PIB:
243 bilhões de US$ (2013)
Moeda:
euro
IDH:
0,860 (2012)
Principal(is) fonte(s) de energia:
petróleo

cultura História, Cultura e Geografia

Greece Promo Tourism Video

Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.

+ História, Cultura e Geografia
Olimpíadas da Grécia Antiga
Greece Promo Tourism Video
Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.
gastronomia Gastronomia

Moussaká

A culinária grega usa bastante azeite, legumes, grãos, peixe ou carnes, principalmente a de cordeiro.
Um dos pratos mais comuns do país é o moussaká que é feito com carne de cordeiro e berinjela. Pode também ser feito com batatas, e pode ter número diferente de camadas.

+ Gastronomia
Curiosidades

Oliveira mais antiga do mundo

De acordo com o Ministério de Relações Exteriores da Grécia, a oliveira mais antiga do mundo fica em Pano Vouves, em Kolymari, na Ilha de Creta, na Grécia. A espécie pode viver de 300 a 600 anos, mas acredita-se que esse exemplar tenha cerca de 5 mil anos.

+ Curiosidades
Questões Ambientais

Monte Olimpo

É a mais alta montanha da Grécia, com 2917 m de altitude máxima e 2355 m de proeminência topográfica. O Monte Olimpo é uma das mais altas montanhas da Grécia, em altitude absoluta da base até o topo. Está situado a cerca de 100 km de distância de Salônica, a segunda maior cidade da Grécia, próximo do Mar Egeu, na região da Tessália.

É a mais alta montanha da Grécia, com 2917 m de altitude máxima e 2355 m de proeminência topográfica. O Monte Olimpo é uma das mais altas montanhas da Grécia, em altitude absoluta da base até o topo. Está situado a cerca de 100 km de distância de Salônica, a segunda maior cidade da Grécia, próximo do Mar Egeu, na região da Tessália.
O seu ponto mais alto é designado Mitikas e ele é reconhecido pela sua flora, a qual é muito rica, sobretudo devido à presença de espécies endêmicas.
Qualquer um que queira escalar o Monte Olimpo começa a partir da cidade de Litochoro, que acabou também por receber o nome Cidade dos Deuses, devido à sua localização próxima à base do Monte Olimpo.
Na mitologia grega, o Monte Olimpo é a morada dos Doze Deuses do Olimpo, os principais deuses do panteão grego. Os gregos pensavam nisto como uma mansão de cristais que estes deuses (como Zeus) - habitavam. Sabe-se também que, quando Gaia deu origem aos Titãs, eles fizeram das montanhas gregas, inclusive as do Monte Olimpo, seus tronos, pois eram tão grandes que mal cabiam na crosta terrestre. A etimologia de "Olimpo" é desconhecida, mas possui grandes traços de semelhança com a cultura pré-indo-europeia.

+ Questões Ambientais
Principais Descobertas e Invenções

Heron de Alexandria

Foi um sábio matemático e mecânico grego, do começo da era cristã (século I). John Hungerford Pollen, porém, considera que Herão viveu no século III a.C.
Geômetra e engenheiro grego, Heron esteve ativo em torno do ano 62. É especialmente conhecido pela fórmula que leva seu nome e se aplica ao cálculo da área do triângulo. Seu trabalho mais importante no campo da geometria, Metrica, permaneceu desaparecido até 1896.
Ficou conhecido por inventar um mecanismo para provar a pressão do ar sobre os corpos, que ficou para a história como o primeiro motor a vapor documentado, a eolípila.
É de sua autoria um tratado chamado Métrica, que versa sobre a medição de figuras simples de planos sólidos, com prova das fórmulas envolvidas no processo. Tratava da divisão das figuras planas e sólidas e contém a fórmula de Herão (embora esta talvez tenha sido descoberta por Arquimedes) para o cálculo da área de um triângulo e um método (já antecipado pelos babilônios) de aproximação a uma raiz quadrada de números não quadrados.
Sua Mecânica foi preservada pelos árabes e anuncia a regra do paralelogramo para a composição de velocidades. Determina os centros simples de gravidade e discute as engrenagens pelas quais uma pequena força pode ser usada para levantar grandes pesos.
Ele escreveu um manual de poliorcética, que foi usado com uma das fontes por um autor bizantino anônimo, usualmente chamado de Heron de Bizâncio, para escrever o livro Parangelmata Poliorcetica (Instruções para a Guerra de Cerco).

+ Descobertas e Invenções
Sócrates - Encyclopedia Channel - legendado
Esportes

Luta Greco Romana

Principais Esportes
Futebol

A seleção da Grécia teve que disputar a repescagem para garantir uma vaga na Copa de 2014, venceu a partida de ida e empatou o jogo de volta com a Romênia.

Luta

A luta livre tem sua origem na Grécia Antiga. Era um esporte importante nos festivais gregos.

 A luta greco-romana integra os Jogos Olímpicos desde 1896.

Halterofilismo

O halterofilismo surgiu na Grécia, no treinamento de atletas que usavam os halteres como ponto de apoio/impulso, personificado no mito do lendário herói grego Milo de Cróton.

+ Esportes
Luta Greco Romana
Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.