Informações
Forma de Governo:
república com governo misto
Presidente: François Hollande
Primeiro ministro: Jean-Marc Ayrault
Capital:
Paris
Principais Cidades:
Paris
Marselha
Lyon
Área do território:
543. 965 km²
População:
62.636 milhões de hab.
Idioma Predominante:
francês
PIB:
2, 738 trilhões de US$ (2013)
Moeda:
euro
IDH:
0,893 (2012)
Principal(is) fonte(s) de energia:
nuclear

cultura História, Cultura e Geografia

Tourism in France: overview

Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.

+ História, Cultura e Geografia
Paris a cidade-luz
Tourism in France: overview
Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.
gastronomia Gastronomia

A diversidade da cozinha francesa.

Cozinha Burguesa
Inclui todos os pratos clássicos que não são (ou não são mais) especificamente regionais, adaptados para o gosto das classes sociais mais afluentes. Inclui os molhos ricos à base de creme e técnicas de cozinhar complexas (as que muitos associam à culinária francesa). No topo da categoria está o que é conhecido como alta cozinha, maneira altamente complexa e refinada da preparação de comida e gerenciamento da cozinha. Como justamente este tipo de cozinha aparece frequentemente no estrangeiro como "Cozinha Francesa", acredita-se por engano que as refeições típicas francesas envolvem procedimentos culinários complexos e pratos ricos, nada dietéticos. Quando, na verdade, este tipo de cozinha é reservado para ocasiões especiais.
Cozinha regional ou cuisine do terroir
A Cuisine du terroir cobre as especialidades regionais, com ênfase em alta produtos de qualidade e na tradição camponesa. Muitos pratos não aparecem como franceses, estereotipadamente, pois os estilos regionais podem diferir muito dos que se encontram nos restaurantes franceses pelo mundo.
Cuisine nouvelle ou nova cozinha
Cuisine nouvelle ou nouvelle cuisine, desenvolvida na década de 1970 em reação à cozinha tradicional. Teve a influência de chefes como Paul Bocuse. Caracteriza-se por ser elaborada em pouco tempo, com molhos mais leves e menores porções, apresentadas em forma refinada e decorativa. Moderna e inventiva, incorpora técnicas e combinações vindas do estrangeiro (especialmente da Ásia). Teve grande influência nos estilos de cozinha de todo o mundo.
Cozinha atual
Comida, moda e tendências na França se alternam entre estes três tipos de culinária: atualmente há clara ênfase na cozinha chamada cuisine du terroir, um retorno à culinária tradicional, mais rústica, aos sabores "esquecidos" dos produtos da terra. A cozinha fusão, ou "fusion", popular no mundo de língua inglesa, não é muito usada na França. Mesmo assim alguns restaurantes de Paris (capital da França) têm tal tema e muitos modernos chefes franceses se deixam influenciar por grande variedade de estilos internacionais.
O Vegetarianismo não é comum na França e há poucos restaurantes vegetarianos.

+ Gastronomia
Curiosidades

A Legião Estrangeira - DUBLADO

+ Curiosidades
Questões Ambientais

Retida fuga de água radioativa na central nuclear de Penly

+ Questões Ambientais
Principais Descobertas e Invenções

Jean Bernard Léon Foucault foi um físico e astrônomo brilhante.

Em 1850, Foucault fez um experimento com o aparelho de Fizeau- Foucault para medir a velocidade da luz, que veio a ser conhecida com o experimento de Foucault-Fizeau. Tal experimento foi visto como "o último prego do caixão" da teoria corpuscular da luz, de Newton, pois mostrou que a luz viaja mais lentamente na água que no ar.
Em 1851, ele fez a primeira demonstração experimental da rotação da Terra em torno seu eixo (ver Rotação da Terra). O experimento foi feito por meio da rotação do plano de oscilação de um pêndulo longo e pesado suspenso livremente, no Panteão de Paris. A experiência causou sensação em todas as teorias vigentes. No ano seguinte, utilizou (e nomeou) o giroscópio como a comprovação experimental conceitualmente mais simples. Em 1855, recebeu a Medalha Coplay da Royal Society por "notáveis pesquisas experimentais" Pouco antes, no mesmo ano, foi nomeado physicien (físico) do Observatório Imperial de Paris.
Em setembro de 1855, descobriu que aforça necessária para a rotação de um disco de cobre aumenta quando o disco gira com sua borda entre os pólos de um íma, ao mesmo tempo em que o disco torna-se aquecido pelas ‘correntes de Faucault’ induzidas no metal.
Diagrama de um variante do experimento de Foucault sobre a velocidade da luz, em que um raio laser moderno é a fonte de luz.
Em 1857, Foucault inventou o polarizador que leva seu nome, e no ano seguinte criou um método para investigar espelhos de telescópios refletores, com o objetivo de determinar seu formato. O chamado “teste de foucault" permite que o fabricante descubra se o espelho é perfeitamente esférico ou possui um desvio não-esférico, através da imagem formada pelo espelho. Antes de Foucault publicar suas descobertas, os testes de reflexão de espelhos de telescópios eram por “tentativas".
O teste de Foucault determina o formato de um espelho a partir dos comprimentos focais de suas áreas, comumente chamados de zonas e medidos a partir do centro do espelho. O teste concentra a luz de uma fonte puntiforme no centro de curvatura e reflete-a de volta para uma fenda. O teste permite ao usuário uma análise quantitativa da seção cônica do espelho, permitindo assim que ele avalie seu formato real, o que é necessário para obter-se um sistema óptico de boa qualidade. O teste de Foucault é utilizado até hoje, principalmente por amadores e pequenos fabricantes de telescópios comerciais, porque é barato e utiliza equipamentos simples e manuais.
Foi com o espelho rotativo de Charles Wheatston que Foucault, em 1862, determinou a velocidade da luz como sendo igual a 298,000 km/s (cerca de 185.000 mi/s) – 10.000 km/s menor que a obtida pelos pesquisadores anteriores e apenas 0,6% menor que o valor atualmente aceito.

+ Descobertas e Invenções
Esportes

Copa do Mundo 1998 Brasil 0 x 3 França FINAL DA COPA DO MUNDO

Principais Esportes
Futebol

Zidane é tido como melhor jogador da história do futebol francês, sendo frequentemente comparado a seu compatriota Michel Platini. Durante sua carreira, defendeu equipes como Juventus e Real Madrid, estando presente também, na fase mais vitoriosa da história da Seleção francesa, que conquistou uma inédita Copa do Mundo e o segundo título da Eurocopa de sua história

Natação

A natação é um dos esportes mais praticados na França, tendo nos últimos anos grandes resultados. Um dos feitos da equipe francesa foi nas piscinas da Olimpíadas de  Londres, onde eles conseguiram a medalha de ouro, ganhando do favorito E.U.A.

Ciclismo

O ciclismo na França é muito conhecido, com atletas de ponta,  e tem a prova mais tradicional e exigente do mundo: o Tour de France.

+ Esportes
Copa do Mundo 1998 Brasil 0 x 3 França FINAL DA COPA DO MUNDO
Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.