Informações
Forma de Governo:
república com governo misto
Presidente: François Hollande
Primeiro ministro: Jean-Marc Ayrault
Capital:
Paris
Principais Cidades:
Paris
Marselha
Lyon
Área do território:
543. 965 km²
População:
62.636 milhões de hab.
Idioma Predominante:
francês
PIB:
2, 738 trilhões de US$ (2013)
Moeda:
euro
IDH:
0,893 (2012)
Principal(is) fonte(s) de energia:
nuclear

cultura História, Cultura e Geografia

Museu do Louvre

O Museu do Louvre é um dos museus mais visitados e mais importantes do mundo. Fica no centro da cidade de Páris, entre o Rio Sena e a Rue de Rivoli. Sua arquitetura também é uma atração, tendo uma pirâmide de vidro em seu pátio central.
Em seu acervo, está a Mona Lisa de Leonardo da Vici, a Vitória de Samotrácia que é uma escultura que representa a deusa grega Nice, a Vênus de Milo, que é uma estátua da Grécia Antiga de Alexandros de Antióquia. Além de objetos do Antigo Egito e da civilização greco-romana, entre outras importantes obras.

+ História, Cultura e Geografia
Paris a cidade-luz
Tourism in France: overview
Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.
gastronomia Gastronomia

Dor pelo sabor

+ Gastronomia
Curiosidades

A morte de Napoleão Bonaparte.

Até hoje, não há certeza da causa da morte de Napoleão. Na década de 1960, pesquisadores investigaram sua casa na ilha deSanta Helena e encontraram restos de arsênio (veneno letal) em suas roupas, cabelo, nos móveis, pratos e talheres. Então, concluiu-se que ele fora envenenado aos poucos, até sua morte.
Porém, hoje em dia, já se sabe que Napoleão tinha câncer no estômago e, provavelmente, foi tratado com um remédio da época que, possuía, em sua constituição, arsênio e solventes. Como tomou esse remédio por um período grande e constantemente, acredita-se que o arsênio acumulou-se em seu organismo. Ele está sepultado no Hôtel des Invalides em Paris.

+ Curiosidades
Questões Ambientais

Os vinhedos franceses já sentem o efeito da elevação de temperatura.

As mudanças climáticas, que trazem tantos efeitos negativos para o planeta, também interferem na cultura do vinho. Os efeitos do aquecimento global já são perceptíveis, como é constatado nos vinhedos localizados nas regiões mais quentes da França, no sul do país.
As consequências podem ser dramáticas, mas alguns produtores tiram vantagem desse fenômeno. Os viticultores de duas das principais regiões produtoras de vinho da França - Borgonha e Champagne - admitem, sem nenhum constrangimento, que estão satisfeitos com o aquecimento do planeta, como é o caso de Dominique Moncomble, diretor técnico do Comitê Interprofissional dos vinhos da região de Champagne: “Estamos muito satisfeitos, sim. É claro que, enquanto cidadãos do mundo, estamos preocupados, mas é evidente que as mudanças climáticas são muito favoráveis à produção de vinho na região”, declara o viticultor.
Um estudo do geógrafo Gregory Jones, da Univerdade de Oregon, nos Estados Unidos, revela que em 27 regiões vinícolas do mundo, as temperaturas subiram quase 2 graus entre 1950 e 2000. Mais calor é sinônimo de uvas com mais açúcar e teores altos de álcool. Na Califórnia, por exemplo, devem ser retirados o excesso de álcool de 75% dos vinhos produzidos no Vale do Napa.
Na França, nos vinhedos do Sul, o teor etílico médio do vinho tem aumentado, passando de cerca de 11 graus para 14 graus, segundo Bernard Seguin, especialista do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica.
Alteração das uvas, perda da tipicidade dos vinhos, migração das castas e dos vinhedos são algumas das consequências possíveis ligadas ao aumento das temperaturas. Será que países como a Polônia, Inglaterra ou Escandinávia se tornarão, um dia, produtores de vinho? A região da Borgonha, fiel à sua uva “pinot noir”, terá que adotar novas castas? A resposta divide os produtores da região. Jean Phillipe Bret, da La Soufrandière, que possui uma propriedade de 9 hectares quase na fronteira com a região de produção do Beaujolais, faz parte dos viticultores que defendem a noção do terroir (produção local) e que acreditam que as mudanças climáticas ameaçam a tipicidade dos vinhos da regiao.

+ Questões Ambientais
Principais Descobertas e Invenções

Louis Pasteur

Louis Pasteur foi um cientista francês que com seus experimentos contribui muito para humanidade.
Uma de suas descobertas foi a pasteurização.
A pasteurização é um processo que é colocar um alimento, o leite, por exemplo à alta temperatura e, logo em seguida, à baixa temperatura. Com essa rápida variação de temperatura é possível matar os germes e bactérias existentes nos alimentos. Este processo ocorre num aparelho conhecido pelo nome de pasteurizador.
Além de eliminar os agentes causadores de doenças, este processo permite que os alimentos possam ser conservados por um tempo maior.
Nos Brasil há leis que obrigam a pasteurização do leite, para garantir que u leite saudável, sem bactérias.

+ Descobertas e Invenções
Esportes

Copa do Mundo 1998 Brasil 0 x 3 França FINAL DA COPA DO MUNDO

Principais Esportes
Futebol

Zidane é tido como melhor jogador da história do futebol francês, sendo frequentemente comparado a seu compatriota Michel Platini. Durante sua carreira, defendeu equipes como Juventus e Real Madrid, estando presente também, na fase mais vitoriosa da história da Seleção francesa, que conquistou uma inédita Copa do Mundo e o segundo título da Eurocopa de sua história

Natação

A natação é um dos esportes mais praticados na França, tendo nos últimos anos grandes resultados. Um dos feitos da equipe francesa foi nas piscinas da Olimpíadas de  Londres, onde eles conseguiram a medalha de ouro, ganhando do favorito E.U.A.

Ciclismo

O ciclismo na França é muito conhecido, com atletas de ponta,  e tem a prova mais tradicional e exigente do mundo: o Tour de France.

+ Esportes
Copa do Mundo 1998 Brasil 0 x 3 França FINAL DA COPA DO MUNDO
Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.