Informações
Forma de Governo:
monarquia parlamentarista
Chefe de estado: rei Juan Carlos
Primeiro ministro: Mariano Rajoy
Capital:
Madri
Principais Cidades:
Madri
Barcelona
Sevilha
Área do território:
504.030 km²
População:
47.265.321 hab.
Idioma Predominante:
Espanhol
PIB:
1,355 trilhão de US$
Moeda:
Euro
IDH:
0.855
Principal(is) fonte(s) de energia:
eólica

cultura História, Cultura e Geografia

Franquismo

O Estado espanhol estabelecido por Francisco Franco após a Guerra Civil foi nominalmente neutro na Segunda Guerra Mundial, embora fosse simpático às Potências do Eixo. O único partido legal sob o regime pós-guerra civil de Franco era a Falange Española Tradicionalista y de las JONS, formado em 1937. O partido enfatizava o anticomunismo, o catolicismo e o nacionalismo. Dada a oposição à Franco de partidos políticos concorrentes, o partido passou a se chamar Movimento Nacional (Movimiento Nacional) em 1949.
Após a Segunda Guerra Mundial, a Espanha ficou isolada politicamente e economicamente e foi mantida fora das Nações Unidas. Isso mudou em 1955, durante o período da Guerra Fria, quando o país se tornou estrategicamente importante para os Estados Unidos para estabelecer sua presença militar na Península Ibérica como base para qualquer possível transferência pela União Soviética para a bacia do Mediterrâneo. Na década de 1960, a Espanha registrou uma taxa sem precedentes de crescimento econômico no que ficou conhecido como o milagre espanhol, que retomou a transição, bastante interrompida, para uma economia moderna.

+ História, Cultura e Geografia
Quando os Mouros Dominaram a Europa
Spain Tourism Video.mp4
Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.
gastronomia Gastronomia

A variedade da gastronomia espanhola.

Dentre a enorme variedade de receitas que compõem a cozinha espanhola, algumas podem considerar-se comuns a todo ou quase todo o território, embora algumas tenham uma origem conhecida e continuem a ser associadas a determinados lugares. Podem citar-se como exemplos a tortilla de patata (omelete de batata), o gazpacho (uma sopa fria de vegetais), a paella (originária de Valência e, por isso, em Portugal é normalmente chamada “arroz à valenciana”, embora existam muitas variantes de uma região a outra), os pistos (uma espécie de ratatouille), as [[açorda|migas]], os embutidos (jamón serrano, chorizo, morcilla) ou os quesos.
Abundam os pratos à base de grãos (garbanzos, lentejas, judías ), os cocidos e os potajes (sopas de grãos e verduras), embora com variações regionais importantes, sem esquecer o pão, que tem numerosas formas de fabricar-se, com variedades muito distintas em cada região.
Talvez onde mais coincidem as distintas regiões seja nas sobremesas e doces: o flan, as natillas, o arroz con leche (arroz-doce), as torrijas, as magdalenas e os churros são alguns dos mais representativos.

+ Gastronomia
Tortilla de patatas - Receta de cocina española
Curiosidades

 

Território espanhol: síntese

A Espanha é o segundo maior país da Europa Ocidental depois da França. Além do território situado entre a Andorra, França e Portugal, o território espanhol também inclui Gibraltar e Ilhas Canárias, além de duas cidades autônomas no Norte da África chamadas Melila e Ceuta.

Mais de 50% da topografia do país é constituída por planaltos, onde a altitude possui em média 600 metros acima do nível do mar. O clima do país apresenta-se de forma variada, sendo identificado do tipo continental (no centro do país), mediterrâneo (no litoral leste e sul) e oceânico (litoral norte). Na hidrografia, os principais rios são: Tejo, Ebro, Douro, Guadiana, Guadalquivir e Minho.

A Espanha está em quinto lugar entre as principais economias da Europa, apresentando um PIB que supera 1,4 trilhão de dólares. Sua economia tem como base a exportação de veículos, além de calçados, construção naval, indústria siderúrgica, química e têxtil. Na agricultura os destaques são para a produção de uvas e laranjas. Os espanhóis são grandes produtores de vinhos e azeites.
A pesca também é uma atividade econômica difundida, o país possui a maior frota pesqueira do mundo. O turismo tem sido responsável por grande parte da receita do país.

+ Curiosidades
Questões Ambientais

Desertificação

Segundo cientistas da Universidade de Murcia o processo de desertificação da Espanha não é tão grave como se pensava há algum tempo. Pesquisas recentes chamam a atenção para a perda de qualidade dos solos em 3% a 5% do território espanhol , comparado a 30% do que se acreditava antes. As causas estão mais relacionadas com o mau uso do solo do que com efeito estufa.

+ Questões Ambientais
Principais Descobertas e Invenções

Cristóvão Colombo

Foi um navegador e explorador genovês, responsável por liderar a frota que alcançou o continente americano em 12 de Outubro de 1492, sob as ordens dos Reis Católicos de Espanha, no chamado descobrimento da América. Empreendeu a sua viagem através do Oceano Atlântico com o objectivo de atingir a Índia, tendo na realidade descoberto as ilhas das Caraíbas (Antilhas) e, mais tarde, a costa do Golfo do México na América Central.
Seu nome em italiano é Cristoforo Colombo, em latim Christophorus Columbus e em espanhol, Cristóbal Colón. Este antropónimo inspirou o nome de, pelo menos, um país, Colômbia. e duas regiões da América do Norte: a Colúmbia Britânica no Canadá e o Distrito de Colúmbia nos Estados Unidos. Entretanto o Papa Alexandre VI escrevendo em latim sempre chamou ao navegador pelo nome de Christophorum Colon com significado de Membro e nunca pelo latim Columbus com significado de Pombo.

+ Descobertas e Invenções
Juan de La Cierva y Codorniu
Juan de La Cierva y Codorniu, 1º conde de La Cierva foi um engenheiro aeronáutico espanhol.
Seu maior feito foi a invenção do autogiro, em 1920. Depois de quatro anos de desenvolvimento, La Cierva inventou o rotor articulado que resultou no primeiro vôo mundial bem sucedido de uma aeronave com rotor, em 1924, com o protótipo C-6.
Esportes

Documentário "Campeones La Roja" HD

Principais Esportes
Futebol

Espanha é a atual campeã de mundial, venceu na África do Sul, e tornou-se a única seleção de futebol a ser campeã do Mundo e bicampeã da Europa.

Ciclismo

A Vuelta a España é um dos principais eventos esportivos do país, que junto ao Giro d’Italia e o Tour de France, é uma das três "Grandes Voltas" do ciclismo mundial.

Tênis

Rafael Nadal é o tenista número 1 do ranking mundial. É um dos três tenistas que ganharam o Aberto da França e Wimbledon no mesmo ano.

+ Esportes
Documentário "Campeones La Roja" HD
Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.