Informações
Forma de Governo:
república presidencialista.
Presidente: Rafael Correa
Capital:
Quito
Principais Cidades:
Quito
Guayaquil
Cuenca
Área do território:
121.143 km²
População:
13.744 milhões de hab.
Idioma Predominante:
Espanhol
PIB:
84 bilhões de US$ (2012)
Moeda:
dólar americano
IDH:
0,724 (2012)
Principal(is) fonte(s) de energia:
hidrelétrica

cultura História, Cultura e Geografia

Equador e sua diversidade cultural.

A cultura equatoriana é definida, em sua maioria, pelos mestiços, que têm ancestrais são tradicionalmente de herança espanhola, mas também são influenciados em diferentes graus pelas tradições nativas e, em alguns casos, por elementos africanos. A primeira e mais significativa onda de imigração moderna para o Equador consistia de colonizadores espanhóis, após a chegada dos europeus em 1499. Um menor número de outros europeus e norte-americanos migraram para o país no final do século XIX e início do século XX e, em menor número, poloneses, lituanos, ingleses, irlandeses e croatas durante e após a Segunda Guerra Mundial.
Como a escravidão africana não era a principal força de trabalho das colônias espanholas na Cordilheira dos Andes da América do Sul, devido a subjugação dos povos indígenas através de evangelismo e das encomiendas, a população minoritária de ascendência africana é encontrada principalmente no norte da província costeira de Esmeraldas. Isto acontece, em grande parte, devido ao naufrágio de um galeão negreiro na costa norte do Equador do século XVII. Os poucos sobreviventes negros africanos nadaram até a costa e penetraram na selva sob a liderança de Anton, o chefe do grupo, onde permaneceram como homens livres mantendo a sua cultura original, não influenciada pelos elementos típicos encontrados em outras províncias do litoral ou da região andina. Um pouco mais tarde , escravos fugitivos da Colômbia conhecidos como cimarrones se juntaram a eles. No pequeno Vale Chota, na província de Imbabura, existe uma pequena comunidade de africanos entre a população predominantemente mestiça da província. Esses negros são descendentes de africanos, que foram trazidos da Colômbia pelos jesuítas para trabalhar em suas plantações coloniais de açúcar como escravos. Como regra geral, cafuzos e mulatos coexistiram entre a população mestiça do Equador ao longo de sua história como garimpeiros em Loja, Zaruma e Zamora e como construtores navais e trabalhadores das plantações ao redor da cidade de Guayaquil. Atualmente, é possível encontrar uma pequena comunidade de africanos no vale Catamayo.
As comunidades indígenas do Equador foram integradas na cultura principal do país em diferentes graus, mas alguns também podem praticar suas próprias culturas nativas, em particular nas comunidades indígenas mais remotas da bacia amazônica. O idioma espanhol é falado como o primeiro idioma por mais do que 90% da população e, como primeiro ou segundo idioma por mais do que 98% dos habitantes do país. Parte da população do Equador pode falar línguas ameríndias, em alguns casos, como uma segunda língua. Dois por cento da população fala apenas línguas ameríndias .

+ História, Cultura e Geografia
Culturas del ecuador
Ecuador Love Life 2011 (in English)
Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.
gastronomia Gastronomia

Salchipapas

É um prato típico da culinária do Peru, mas atualmente também consumido noutros países da América Latina. Consiste num prato de salsichas fritas inteiras ou cortadas em rodelas, acompanhadas por batatas fritas e diversos molhos. Tal como outras comidas ligeiras populares no Peru, as salchipapas são vendidas até altas horas da madrugada.
O seu nome é composto pelas palavras que designam os seus dois ingredientes principais em espanhol, "salchicha" (salsicha) e "papas" (batatas).
É muito frequentemente vendido por vendedores de rua ou em restaurantes simples por um preço baixo.
Tendo tido origem nas ruas de Lima, a sua venda foi gradualmente sendo alargada a outras cidades grandes do Peru e, posteriormente, também para outros países, tais como o Equador e a Bolívia.

+ Gastronomia
Ecuador, Amazonia, Gusanos gourmet medicinales- Espanhol
O chontacuro, também chamado mayón, é um prato típico da região amazônica do Equador, composto basicamente por vermes presentes nas palmeiras chamadas "chontaduro", mais conhecidas no Brasil como "popunhas". Os indígenas consideram a iguaria como uma boa fonte de proteína e gordura animal. Em território equatoriano, o consumo ocorre especialmente na província de Napo.
Curiosidades

Contaminação dos rios

Há mais de dez anos, uma empresa que extrai petróleo no Equador passa por um processo na justiça por despejar mais de 16 bilhões de galões de água contaminada nas fontes e rios da região, contaminado também as florestas, durante um período de 26 anos.
Os moradores das regiões afetadas dizem que não podem utilizar a água porque está contaminada, e que não dá para plantar mais nada, porque o solo está contaminado.

+ Curiosidades
Questões Ambientais

Biodiversidade vs desenvolvimento.

O Equador é um dos dezessete países megadiversos do mundo, segundo a Conservação International, e tem a maior biodiversidade por quilômetro quadrado do mundo.
O país sul-americano é o único no mundo que tem uma constituição que reconhece os direitos da natureza. A proteção da biodiversidade do país é uma prioridade nacional explícita e indicada no Plano Nacional do Bom-Viver, Objetivo 4, "Garantir os direitos das natureza", Política 1: "conservar e gerir sustentavelmente o patrimônio natural, incluindo a biodiversidade terrestre e marinha, que é considerada um setor estratégico". No momento da elaboração do Plano, em 2008, 19% da área terrestre do país era considerada uma área protegida, no entanto, o Plano também afirma que 32% da área do país deve ser protegida, para preservar a verdadeira biodiversidade do país. Entre as atuais áreas protegidas do país estão onze parques nacionais, dez refúgios de vida silvestre, nove reservas ecológicas e outros tipos de áreas de conservação. Um programa iniciado em 2008 chamado Sociobosque está preservando outros 2,3% da área total (6,295 km²), ao pagar os proprietários privados ou proprietários de terra comunitários (como tribos indígenas) incentivos para manter conversar os ecossistemas presentes em suas propriedades, como florestas nativas ou pastagens. As taxas de elegibilidade e de subsídios deste programa são determinadas com base na pobreza da região, no número de hectares que serão protegidos e no tipo de ecossistema terrestre que será protegido, entre outros fatores.
Apesar de estar na lista da UNESCO, as Galápagos estão ameaçadas por uma série de efeitos ambientais negativos, ameaçando a existência deste ecossistema exótico. Além disso, a exploração de petróleo na floresta amazônica equatoriana levou à liberação de milhares de milhões de litros de resíduos não tratados, gases e petróleo para o meio ambiente, contaminando os ecossistemas e causando efeitos prejudiciais à saúde dos povos indígenas.

+ Questões Ambientais
Crimes ambientais cometidos pela Chevron no Equador
Principais Descobertas e Invenções

Descobertas surpreendentes na linha do equador

O debate sobre o formato exato da Terra estava intenso na respeitada Academia de Ciências de Paris, em 1735. Os apoiadores das teorias de Isaac Newton concluíram que a Terra era uma esfera com pólos levemente achatados. Já os que apoiavam as idéias de Cassini diziam que o achatamento ficava na linha do equador.
Por isso, em 1736, foram enviadas duas expedições para medir a curvatura da Terra. Uma foi para a Lapônia, a caminho do Pólo Norte, e a outra para o atual país do Equador, onde fica a linha do equador. A investigação mostrou que os apoiadores de Newton tinham razão.
Em 1936, construiu-se um monumento perto de Quito, capital do Equador, para comemorar o 200.° aniversário daquela expedição francesa. O monumento localiza-se na linha que os cientistas franceses do século 18 consideravam ser a latitude zero grau, ou a linha do equador. Até hoje, inúmeros turistas visitam o monumento, chamado de Metade do Mundo. Ali eles ficam sobre a linha do equador, com um pé de cada lado, para poder estar em dois hemisférios ao mesmo tempo. Será que estão mesmo?
Na verdade não. Descobertas recentes levaram a um pequeno ajuste na localização da linha do equador. O surpreendente é que séculos antes da chegada dos eruditos franceses, os povos nativos que habitavam a região já haviam localizado com precisão aquela linha. Mas como?
A verdadeira linha do equador
Em 1997, as ruínas aparentemente insignificantes de um muro semicircular foram descobertas no cume do monte Catequilla, que fica perto de Quito, ao norte. Por meio da tecnologia do Sistema de Posicionamento Global (GPS), que faz uso de satélites para fazer medições exatas, o pesquisador Cristóbal Cobo descobriu que uma das extremidades desse muro ficava exatamente sobre a linha do Equador.
O alinhamento do muro com a verdadeira linha do equador poderia ter sido encarado como mera coincidência. No entanto, uma linha que liga as duas extremidades do muro forma um ângulo de 23,5 graus em relação à linha do equador. Isso se aproxima com grande precisão do ângulo de inclinação do eixo da Terra! Além disso, uma das extremidades da linha de ligação aponta para o nascer do sol no solstício de dezembro, e a outra para o pôr-do-sol no solstício de junho. Mais descobertas vieram em seguida.
Usando um teodolito, no cume do monte Catequilla, os pesquisadores perceberam que as pirâmides pré-incas de Cochasquí estavam alinhadas num ângulo que coincidia com o nascer do sol no solstício de junho. É significativo que Pambamarca, outro sítio arqueológico, encontra-se num ângulo que coincide com o nascer do sol no solstício de dezembro.
Será que o monte Catequilla era usado como centro de observações astronômicas? Havia outros locais construídos especificamente com base nos cálculos astronômicos obtidos desse centro?

+ Descobertas e Invenções
Ilha de Galápagos- A viagem Perdida de Darwin [completo]
As Galápagos (ou Arquipélago de Colombo) formam um grupo de 13 ilhas, das quais apenas quatro são habitadas, situadas no Oceano Pacífico a aproximadamente mil quilômetros a oeste da costa do Equador, país a que pertencem e ponto continental mais próximo. Administrativamente as ilhas estão reunidas na província homônima.
O arquipélago apresenta uma biodiversidade elevada e é o habitat de uma fauna peculiar que inclui muitas espécies endémicas como as tartarugas das Galápagos.
A totalidade das ilhas constitui uma reserva de vida selvagem administrada pelo governo do Equador e que é, desde a visita de Charles Darwin, o principal laboratório vivo de biologia do mundo.
Esportes

Juegos Olímpicos Atlanta 1996, 20km/ marcha

Principais Esportes
Futebol

A história do Equador com a Copa do Mundo é recente. Essa será a terceira participação do país no mundial,  depois de 2002 e 2006.

Tênis

Nicolás Lapentti tenista equatoriano que está no circuito desde 1995, já levantou cinco troféus de simples e três em duplas. Já foi o número 6° melhor do mundo.

Atletismo

Jefferson Pérez é um atleta do Equador. Foi recordista mundial, medalha de ouro nas Olimpíadas de Atlanta-96 e campeão pan-americano de marcha atlética.

+ Esportes
Juegos Olímpicos Atlanta 1996, 20km/ marcha
Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.