Informações
Forma de Governo:
república presidencialista.
Presidente: Rafael Correa
Capital:
Quito
Principais Cidades:
Quito
Guayaquil
Cuenca
Área do território:
121.143 km²
População:
13.744 milhões de hab.
Idioma Predominante:
Espanhol
PIB:
84 bilhões de US$ (2012)
Moeda:
dólar americano
IDH:
0,724 (2012)
Principal(is) fonte(s) de energia:
hidrelétrica

cultura História, Cultura e Geografia

Mais de 1 milhão de pessoas se declaram indígenas no Equador

No Equador, 7% da população, mais de 1 milhão de pessoas se declararam indígenas. Lá existem aproximadamente 30 grupos étnicos indígenas. Além do espanhol que é o idioma oficial, há línguas indígenas como o Quichua, o Shuar. Os índios equatorianos querem fortalecer sua comunidade e divulgar sua cultura. Mostrar a saga de um povo, que vem lutando desde 1500 contra todo preconceito e discriminação, a falta de espaço.
Aqui no Brasil o Censo de 2010 contou mais de 800 mil índios, o que é 0,4% dos habitantes. A Funai (Fundação Nacional do Índio) aponta cerca de 220 povos e 180 línguas indígenas no país.

+ História, Cultura e Geografia
Culturas del ecuador
Ecuador Love Life 2011 (in English)
Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.
gastronomia Gastronomia

Ecuador, Amazonia, Gusanos gourmet medicinales- Espanhol

O chontacuro, também chamado mayón, é um prato típico da região amazônica do Equador, composto basicamente por vermes presentes nas palmeiras chamadas "chontaduro", mais conhecidas no Brasil como "popunhas". Os indígenas consideram a iguaria como uma boa fonte de proteína e gordura animal. Em território equatoriano, o consumo ocorre especialmente na província de Napo.

+ Gastronomia
Ecuador, Amazonia, Gusanos gourmet medicinales- Espanhol
O chontacuro, também chamado mayón, é um prato típico da região amazônica do Equador, composto basicamente por vermes presentes nas palmeiras chamadas "chontaduro", mais conhecidas no Brasil como "popunhas". Os indígenas consideram a iguaria como uma boa fonte de proteína e gordura animal. Em território equatoriano, o consumo ocorre especialmente na província de Napo.
Curiosidades

A colonização espanhola.

Em 1531, com a Guerra Civil Inca, os espanhóis desembarcaram no Equador. Liderados por Francisco Pizarro, os conquistadores viram que o conflito e doenças estavam destruindo o império. Depois de receber reforços em setembro de 1532, Pizarro partiu para o Atahualpa recém vitorioso.
Ao chegar em Cajamarca, Pizarro enviou representantes liderados por Hernando de Soto, com 15 cavaleiros e um intérprete; pouco depois ele enviou mais de 20 cavaleiros liderados por seu irmão, Hernando Pizarro, como reforços no caso de um ataque inca. Atahualpa temia os homens vestidos com roupas dos pés a cabeça, com longas barbas e cavalos (um animal que os incas não conheciam). Na cidade, Pizzaro montou uma armadilha para os incas e o Massacre de Cajamarca começou. As forças incas eram muito superiores aos espanhóis em quantidade, no entanto, a superioridade espanholas em armas, táticas e o fato do mais confiável general inca estar Cusco levaram a uma derrota fácil e a captura do imperador inca.
Nas primeiras décadas de dominação espanhola a população indígena foi dizimada pelo contágio de doenças às quais os nativos não eram imunes, tempo em que os nativos também foram forçados ao trabalho pelos proprietários de terras espanhóis através do sistema de trabalho de encomienda. Em 1563, a cidade de Quito foi elevada à categoria de distrito administrativo da monarquia espanhola, com a criação da Real Audiência de Quito.

+ Curiosidades
Questões Ambientais

Crimes ambientais cometidos pela Chevron no Equador

+ Questões Ambientais
Crimes ambientais cometidos pela Chevron no Equador
Principais Descobertas e Invenções

Descobertas surpreendentes na linha do equador

O debate sobre o formato exato da Terra estava intenso na respeitada Academia de Ciências de Paris, em 1735. Os apoiadores das teorias de Isaac Newton concluíram que a Terra era uma esfera com pólos levemente achatados. Já os que apoiavam as idéias de Cassini diziam que o achatamento ficava na linha do equador.
Por isso, em 1736, foram enviadas duas expedições para medir a curvatura da Terra. Uma foi para a Lapônia, a caminho do Pólo Norte, e a outra para o atual país do Equador, onde fica a linha do equador. A investigação mostrou que os apoiadores de Newton tinham razão.
Em 1936, construiu-se um monumento perto de Quito, capital do Equador, para comemorar o 200.° aniversário daquela expedição francesa. O monumento localiza-se na linha que os cientistas franceses do século 18 consideravam ser a latitude zero grau, ou a linha do equador. Até hoje, inúmeros turistas visitam o monumento, chamado de Metade do Mundo. Ali eles ficam sobre a linha do equador, com um pé de cada lado, para poder estar em dois hemisférios ao mesmo tempo. Será que estão mesmo?
Na verdade não. Descobertas recentes levaram a um pequeno ajuste na localização da linha do equador. O surpreendente é que séculos antes da chegada dos eruditos franceses, os povos nativos que habitavam a região já haviam localizado com precisão aquela linha. Mas como?
A verdadeira linha do equador
Em 1997, as ruínas aparentemente insignificantes de um muro semicircular foram descobertas no cume do monte Catequilla, que fica perto de Quito, ao norte. Por meio da tecnologia do Sistema de Posicionamento Global (GPS), que faz uso de satélites para fazer medições exatas, o pesquisador Cristóbal Cobo descobriu que uma das extremidades desse muro ficava exatamente sobre a linha do Equador.
O alinhamento do muro com a verdadeira linha do equador poderia ter sido encarado como mera coincidência. No entanto, uma linha que liga as duas extremidades do muro forma um ângulo de 23,5 graus em relação à linha do equador. Isso se aproxima com grande precisão do ângulo de inclinação do eixo da Terra! Além disso, uma das extremidades da linha de ligação aponta para o nascer do sol no solstício de dezembro, e a outra para o pôr-do-sol no solstício de junho. Mais descobertas vieram em seguida.
Usando um teodolito, no cume do monte Catequilla, os pesquisadores perceberam que as pirâmides pré-incas de Cochasquí estavam alinhadas num ângulo que coincidia com o nascer do sol no solstício de junho. É significativo que Pambamarca, outro sítio arqueológico, encontra-se num ângulo que coincide com o nascer do sol no solstício de dezembro.
Será que o monte Catequilla era usado como centro de observações astronômicas? Havia outros locais construídos especificamente com base nos cálculos astronômicos obtidos desse centro?

+ Descobertas e Invenções
Ilha de Galápagos- A viagem Perdida de Darwin [completo]
As Galápagos (ou Arquipélago de Colombo) formam um grupo de 13 ilhas, das quais apenas quatro são habitadas, situadas no Oceano Pacífico a aproximadamente mil quilômetros a oeste da costa do Equador, país a que pertencem e ponto continental mais próximo. Administrativamente as ilhas estão reunidas na província homônima.
O arquipélago apresenta uma biodiversidade elevada e é o habitat de uma fauna peculiar que inclui muitas espécies endémicas como as tartarugas das Galápagos.
A totalidade das ilhas constitui uma reserva de vida selvagem administrada pelo governo do Equador e que é, desde a visita de Charles Darwin, o principal laboratório vivo de biologia do mundo.
Esportes

Juegos Olímpicos Atlanta 1996, 20km/ marcha

Principais Esportes
Futebol

A história do Equador com a Copa do Mundo é recente. Essa será a terceira participação do país no mundial,  depois de 2002 e 2006.

Tênis

Nicolás Lapentti tenista equatoriano que está no circuito desde 1995, já levantou cinco troféus de simples e três em duplas. Já foi o número 6° melhor do mundo.

Atletismo

Jefferson Pérez é um atleta do Equador. Foi recordista mundial, medalha de ouro nas Olimpíadas de Atlanta-96 e campeão pan-americano de marcha atlética.

+ Esportes
Juegos Olímpicos Atlanta 1996, 20km/ marcha
Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.