Informações
Forma de Governo:
república com forma mista de governo
Presidente: Stjepan Mesic
Capital:
Zagreb
Principais Cidades:
Zagreb
Split
Rijeka
Área do território:
56.538 km²
População:
4,409 milhões de hab.
Idioma Predominante:
croata
PIB:
59 bilhões de US$ (2012)
Moeda:
kuna
IDH:
0, 805
Principal(is) fonte(s) de energia:
petróleo

gastronomia Gastronomia

Especificidades da culinária Croáta.

Pela proximidade com a Itália, a pizza é muito popular em Istria e Dalmácia, e de uma respeitável qualidade. O Adriático é rico em mariscos, incluindo camarões e amêijoas (prstaci), e o brodet, peixe guisado com arroz. Geralmente cozinha-se com azeite e acompanham-se os pratos com verduras cozidas e cogumelos. No interior vale a pena experimentar o manistra od bobica (sopa fresca de milho com feijão) ou o strukle (rolos de queijo cottage), o pecena puricau krusnoj peci, uma especialidade a base de peru ou milinci, uma modalidade local de massa.

+ Gastronomia
Curiosidades

 

A menor cidade do mundo

Hum é a menor cidade do mundo reconhecida pelo Guinness Book. A cidade, construída no século XI, não teve muitas mudanças desde então.

A cidade possui apenas 28 habitantes. Na época em que foi construída era um castelo medieval. Seu desenvolvimento urbano se deu apenas dentro dos muros, porém hoje também há casas fora do perímetro da muralha.

+ Curiosidades
Questões Ambientais

Saneamento Ambiental

Os serviços de saneamento ambiental da Croácia são destinados a 98% das residências do país, isso reflete na baixa taxa de mortalidade infantil, no alto IDH, entre outros índices.

O saneamento ambiental é o conjunto de práticas que promovem a qualidade de vida, melhora o meio ambiente e contribui para a saúde pública

Em outras palavras, o saneamento ambiental é muito importante para prevenção de doenças.

+ Questões Ambientais
Principais Descobertas e Invenções

Fatos curiosos sobre a origem da gravata.

Até uma época recente, imaginava-se que os romanos fossem os pioneiros no uso da gravata, como ilustra a famosa coluna de Trajano, em que pode ser visualizada ao nível do pescoço uma peça semelhante à gravata, conhecida como focale. Acredita-se que este acessório tenha sido utilizado pelos oradores romanos com o objetivo de aquecer suas gargantas. Atribui-se a introdução da gravata aos soldados mercenários croatas a serviço da França durante a Guerra dos Trinta Anos. Os pedaços de tecidos, atados ao pescoço dos soldados com distintivos laços, teriam causado enorme alvoroço em toda a sociedade parisiense. Tal acessório era usado como distintivo militar pelos croatas, sendo de tecido rústico para os soldados e de algodão ou seda para os superiores.

Esses acontecimentos encontram-se no livro francês “La Grande Histoire de la Cravate” (Flamarion, Paris, 1994), conforme a seguinte passagem:

“Por volta do ano 1635, cerca de seis mil soldados e cavaleiros vieram a Paris para dar suporte ao rei Luis XIV e ao Cardeal Richelieu. Entre eles, estava um grande número de mercenários croatas. O traje tradicional destes soldados despertou interesse por causa dos cachecóis incomuns e pitorescos enlaçados em seu pescoço. Os cachecóis eram feitos de vários tecidos, variando de material grosseiro para soldados comuns a seda e algodão para oficiais”. Os franceses logo se encantaram com esse adereço elegante e desconhecido, que chamaram de cravat, que significa croata. O próprio rei Luis XIV ordenou que seu alfaiate particular criasse uma peça semelhante ao dos croatas e que a incorporasse aos trajes reais.

+ Descobertas e Invenções
Esportes

Nikolaj Pešalov- campeão mundial e olímpico em halterofilismo.

Pešalov começou sua carreira no levantamento de peso pela Bulgária, mas a partir do campeonato mundial de 1998 passou a representar internacionalmente a Croácia.
Ele é um dos quatro halterofilistas que possuem quatro medalhas em Jogos Olímpicos. Em 2000, Pešalov foi escolhido o melhor desportista do ano na Croácia.

Principais Esportes
Futebol

Adversária brasileira na abertura da Copa, a seleção da Croácia conta com uma equipe de jovens talentos e promete dar trabalho para seus adversários.

Pólo aquático

A Croácia enfrentou a tradição italiana na final do polo aquático masculino dos Jogos Olímpicos de Londres e levou o primeiro ouro da história do país na modalidade. Os croatas venceram os italianos, quatro vezes campeões olímpicos, por 8 a 6.

Esqui

Janica Kostelić é uma esquiadora profissional croata. Considerada uma das melhores do mundo, é a única mulher que tem quatro medalhas de ouro de esqui alpino em Olimpíadas de Inverno, e também a única mulher a ter três medalhas de ouro em uma mesma edição olímpica, conquistadas nos Jogos de Salt Lake City em 2002.

+ Esportes
Nikolaj Pešalov- campeão mundial e olímpico em halterofilismo.
Pešalov começou sua carreira no levantamento de peso pela Bulgária, mas a partir do campeonato mundial de 1998 passou a representar internacionalmente a Croácia.
Ele é um dos quatro halterofilistas que possuem quatro medalhas em Jogos Olímpicos. Em 2000, Pešalov foi escolhido o melhor desportista do ano na Croácia.
Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.