Informações
Forma de Governo:
república com forma mista de governo
Presidente: Stjepan Mesic
Capital:
Zagreb
Principais Cidades:
Zagreb
Split
Rijeka
Área do território:
56.538 km²
População:
4,409 milhões de hab.
Idioma Predominante:
croata
PIB:
59 bilhões de US$ (2012)
Moeda:
kuna
IDH:
0, 805
Principal(is) fonte(s) de energia:
petróleo

cultura Cultura

A Cultura da Croáta.

+ Cultura
A Cultura da Croáta.
Turismo en Croacia | Croatia Tourism official
Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.
gastronomia Gastronomia

Gastronomia croáta

+ Gastronomia
Curiosidades

 

Novo menbro da União Européia.

A Croácia fez o pedido de adesão à União Europeia (UE) a 21 de fevereiro de 2003. O Parlamento Europeu aprovou a adesão da Croácia à União Europeia no dia 1 de dezembro de 2011, e os croatas votaram e aprovaram em referendo em janeiro de 2012 essa adesão, tornando-se assim este país o 28.º Estado-membro da UE a 1 de julho de 2013. É a primeira vez que o Parlamento Europeu se pronuncia sobre um Tratado de Adesão, pois esta nova competência advém da entrada em vigor do Tratado de Lisboa.

+ Curiosidades
Questões Ambientais

Saneamento Ambiental

Os serviços de saneamento ambiental da Croácia são destinados a 98% das residências do país, isso reflete na baixa taxa de mortalidade infantil, no alto IDH, entre outros índices.

O saneamento ambiental é o conjunto de práticas que promovem a qualidade de vida, melhora o meio ambiente e contribui para a saúde pública

Em outras palavras, o saneamento ambiental é muito importante para prevenção de doenças.

+ Questões Ambientais
Principais Descobertas e Invenções

Fatos curiosos sobre a origem da gravata.

Até uma época recente, imaginava-se que os romanos fossem os pioneiros no uso da gravata, como ilustra a famosa coluna de Trajano, em que pode ser visualizada ao nível do pescoço uma peça semelhante à gravata, conhecida como focale. Acredita-se que este acessório tenha sido utilizado pelos oradores romanos com o objetivo de aquecer suas gargantas. Atribui-se a introdução da gravata aos soldados mercenários croatas a serviço da França durante a Guerra dos Trinta Anos. Os pedaços de tecidos, atados ao pescoço dos soldados com distintivos laços, teriam causado enorme alvoroço em toda a sociedade parisiense. Tal acessório era usado como distintivo militar pelos croatas, sendo de tecido rústico para os soldados e de algodão ou seda para os superiores.

Esses acontecimentos encontram-se no livro francês “La Grande Histoire de la Cravate” (Flamarion, Paris, 1994), conforme a seguinte passagem:

“Por volta do ano 1635, cerca de seis mil soldados e cavaleiros vieram a Paris para dar suporte ao rei Luis XIV e ao Cardeal Richelieu. Entre eles, estava um grande número de mercenários croatas. O traje tradicional destes soldados despertou interesse por causa dos cachecóis incomuns e pitorescos enlaçados em seu pescoço. Os cachecóis eram feitos de vários tecidos, variando de material grosseiro para soldados comuns a seda e algodão para oficiais”. Os franceses logo se encantaram com esse adereço elegante e desconhecido, que chamaram de cravat, que significa croata. O próprio rei Luis XIV ordenou que seu alfaiate particular criasse uma peça semelhante ao dos croatas e que a incorporasse aos trajes reais.

+ Descobertas e Invenções
Esportes

Nikolaj Pešalov- campeão mundial e olímpico em halterofilismo.

Pešalov começou sua carreira no levantamento de peso pela Bulgária, mas a partir do campeonato mundial de 1998 passou a representar internacionalmente a Croácia.
Ele é um dos quatro halterofilistas que possuem quatro medalhas em Jogos Olímpicos. Em 2000, Pešalov foi escolhido o melhor desportista do ano na Croácia.

Principais Esportes
Futebol

Adversária brasileira na abertura da Copa, a seleção da Croácia conta com uma equipe de jovens talentos e promete dar trabalho para seus adversários.

Pólo aquático

A Croácia enfrentou a tradição italiana na final do polo aquático masculino dos Jogos Olímpicos de Londres e levou o primeiro ouro da história do país na modalidade. Os croatas venceram os italianos, quatro vezes campeões olímpicos, por 8 a 6.

Esqui

Janica Kostelić é uma esquiadora profissional croata. Considerada uma das melhores do mundo, é a única mulher que tem quatro medalhas de ouro de esqui alpino em Olimpíadas de Inverno, e também a única mulher a ter três medalhas de ouro em uma mesma edição olímpica, conquistadas nos Jogos de Salt Lake City em 2002.

+ Esportes
Nikolaj Pešalov- campeão mundial e olímpico em halterofilismo.
Pešalov começou sua carreira no levantamento de peso pela Bulgária, mas a partir do campeonato mundial de 1998 passou a representar internacionalmente a Croácia.
Ele é um dos quatro halterofilistas que possuem quatro medalhas em Jogos Olímpicos. Em 2000, Pešalov foi escolhido o melhor desportista do ano na Croácia.
Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.