Informações
Forma de Governo:
República Presidencialista
Presidente: Juan Manuel Santos
Capital:
Bogotá
Principais Cidades:
Bogotá
Cali
Medellín
Área do território:
1.141.748 km²
População:
46.300 milhões de habitantes
Idioma Predominante:
espanhol
PIB:
369 bilhões de US$ (2013)
Moeda:
peso colombiano
IDH:
0,719 (2012)
Principal(is) fonte(s) de energia:
hidrelétricas

cultura História, Cultura e Geografia

Fernando Botero

Fernando Botero (nascido em 1932, na Colômbia) é um artista conhecido pelas formas arredondadas e de inspiração bem humorada; seu quadros apresentam pessoas e animais gordinhos e felizes. Mas uma mostra itinerante revelará um outro lado de Botero. Ele doou inúmeras obras de cunho social e político ao Museu Nacional da Colômbia que denunciam e criticam os abusos sofridos pelo povo colombiano. E essas obras já estão no Brasil desde 16 de março na exposição “Dores da Colômbia”, desta vez com temporada em quatro cidades brasileiras: Brasília, Curitiba, São Paulo e no Rio de Janeiro .


Considerado um dos mais importantes artistas plásticos latino-americanos da atualidade, Botero hoje, aos quase 80 anos, vive parte de seu tempo em Paris e em sua cidade natal, Medellin. Suas peças, esculturas e pinturas, fazem parte de importantes museus de todo o mundo e a exposição “Dores da Colômbia”, já percorreu várias cidades européias e latinas.
Os trabalhos, realizados entre 1999 e 2004, foram selecionados e doados pelo próprio artista ao Museu Nacional da Colômbia, em Bogotá. Na ocasião desta doação, Botero teria declarado “sentir-se na obrigação moral de deixar um registro sobre a violência então vivida pelo seu país”. As peças obras de "DORES DA COLÔMBIA", retratam os atentados a bomba e ilustram a transformação das casas, da população, das paisagens e dos costumes do país pela violência.

Clique aqui e veja algumas das obras de Fernando Botero

+ História, Cultura e Geografia
Curiosidades

Simón Bolívar - George Washington da América do Sul.

Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar, comumente conhecido como Simón Bolívar, foi um militar e líder político venezuelano. Junto a José de San Martín, foi uma das peças chave nas guerras de independência da América Espanhola do Império Espanhol .
Após o triunfo da Monarquia Espanhola, Bolívar participou da fundação da primeira união de nações independentes na América Latina, nomeada Grã-Colômbia, na qual foi Presidente de 1819 a 1830.
Simón Bolívar é considerado na América Latina como um herói, visionário, revolucionário, e libertador. Durante seu curto tempo de vida, liderou a Bolívia, a Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela à independência, e ajudou a lançar bases ideológicas democráticas na maioria da América Hispânica. Por essa razão, é referido por alguns historiadores como "George Washington da América do Sul".

+ Curiosidades
Questões Ambientais

Video proibido apresentada pela TV colombiana.

+ Questões Ambientais
Video proibido apresentada pela TV colombiana.
Principais Descobertas e Invenções

Descoberta de 10 novas espécias de anfíbios

Em 2009 pesquisadores descobriram 10 espécies de anfíbios, desconhecidas do mundo científico até então. Entre as descobertas estão uma rã espinhenta com pernas laranjas, três sapos venenosos e um sapo de vidro, chamado assim pela pele transparente, que permite que todos seus órgãos internos sejam vistos.
As descobertas aconteceram durante uma expedição por áreas montanhosas da Colômbia, próximas ao canal do Panamá.

+ Descobertas e Invenções
Esportes

Entrevista com goleiro Higuita

Principais Esportes
Futebol

O jogador Falcão marcou gols importantes nas eliminatórias para que sua seleção colombiana voltasse  ao Mundial no Brasil despois de 16 anos de ausência.

Patinação

Faltou uma medalha para a Colômbia chegar a 100% de aproveitamento em ouros na patinação de velocidade, nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Foram cinco em seis finais.

Ciclismo

Em 7 de outubro de 1970, o país celebrou o primeiro titulo mundial de um ciclista colombiano. Um ano depois ganho o título mundial dos 4,000 metros no Campeonato Mundial de Pista em Varese, Italia.

+ Esportes
Entrevista com goleiro Higuita
Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.