Informações
Forma de Governo:
República Presidencialista
Presidente: Juan Manuel Santos
Capital:
Bogotá
Principais Cidades:
Bogotá
Cali
Medellín
Área do território:
1.141.748 km²
População:
46.300 milhões de habitantes
Idioma Predominante:
espanhol
PIB:
369 bilhões de US$ (2013)
Moeda:
peso colombiano
IDH:
0,719 (2012)
Principal(is) fonte(s) de energia:
hidrelétricas

cultura História, Cultura e Geografia

COLOMBIA - Tourism Video 2012

Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.

+ História, Cultura e Geografia
gastronomia Gastronomia

Saindo da crise do café.

O café da Colômbia, base da economia do país durante décadas, se recupera de sua recente crise graças à alta dos preços internacionais, aos inconvenientes que afetam seus concorrentes, ao interesse dos importadores por suas marcas gourmet e a um aumento do consumo.
Esta recuperação beneficiará primeiro as cerca de 550 mil famílias que vivem do café na Colômbia, as que viram nos últimos quatro anos as pragas, as inundações e a desvalorização do peso colombiano acabar com suas economias e pôr em risco o cultivo mítico deste país sul-americano.
"Viemos de uma situação complicada, houve quatro anos de chuva, com médias históricas, que afetaram o café e provocaram a proliferação de pestes", explicou à Efe Rodrigo Londoño, do Comitê de Cafeicultores de Antioquia, uma das regiões produtoras.
"Passamos de produzir cerca de 11 milhões de sacas anuais para só sete", afirmou Londoño, explicando a consequência da ferrugem do café, um fungo que afeta os cafezais e que só em 2010 provocou a perda de 30% da produção.
Esta situação gerou fortes protestos e se transformou em uma grande dor de cabeça para o governo do presidente Juan Manuel Santos, especialmente a partir de 2012, quando surgiu o movimento "Dignidade Cafeeira" que chegou a não reconhecer a histórica Federação Nacional de Cafeicultores.

+ Gastronomia
Curiosidades

Simón Bolívar - George Washington da América do Sul.

Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar, comumente conhecido como Simón Bolívar, foi um militar e líder político venezuelano. Junto a José de San Martín, foi uma das peças chave nas guerras de independência da América Espanhola do Império Espanhol .
Após o triunfo da Monarquia Espanhola, Bolívar participou da fundação da primeira união de nações independentes na América Latina, nomeada Grã-Colômbia, na qual foi Presidente de 1819 a 1830.
Simón Bolívar é considerado na América Latina como um herói, visionário, revolucionário, e libertador. Durante seu curto tempo de vida, liderou a Bolívia, a Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela à independência, e ajudou a lançar bases ideológicas democráticas na maioria da América Hispânica. Por essa razão, é referido por alguns historiadores como "George Washington da América do Sul".

+ Curiosidades
Questões Ambientais

O país da diversidade.

A Colômbia é considerada um dos países megadiversos do mundo, classificado em terceiro lugar em número de espécies vivas e em primeiro em número de espécies de aves. O país tem entre 40 mil e 45 mil espécies de plantas diferentes, o equivalente a 10 ou 20% de todas as espécies do mundo, o que é ainda mais notável dado que a Colômbia é considerada um país de tamanho intermediário, com cerca de 1/9 do tamanho do território dos Estados Unidos, por exemplo. A Colômbia é o segundo país mais biodiverso do mundo, atrás somente do Brasil, que é aproximadamente 10 vezes maior.
A Colômbia é o país do planeta mais caracterizado por seu grau elevado de biodiversidade, com a maior taxa de espécies por unidade de área em todo o mundo e com o maior número de espécies endêmicas (espécies que não são encontradas naturalmente em outro lugar) de qualquer país. Cerca de 10% das espécies da Terra vivem no território colombiano, incluindo mais de 1.800 espécies de aves, mais do que a Europa e a América do Norte combinadas. O país é o lar de 10% das espécies de mamíferos, 14% das espécies de anfíbios e 18% das espécies de aves do mundo.

+ Questões Ambientais
Video proibido apresentada pela TV colombiana.
Principais Descobertas e Invenções

Maior serpente viveu na Colômbia.

A maior serpente de todos os tempos viveu há cerca de 60 milhões de anos em uma região que atualmente faz parte da Colômbia. Tinha o comprimento de um ônibus e o peso de um automóvel e reinou alguns milhões de anos após a extinção dos dinossauros.
Atingia 13 metros de comprimento (o tamanho de um tiranossauro) e mais de 1 tonelada de peso e era uma parente maior da jiboia (Boa constrictor) atual, que raramente ultrapassa os 3 metros.
“Serpentes realmente enormes atiçam a imaginação popular, mas a realidade é muito diferente da fantasia. Neste caso, temos o contrário. A serpente que tentou devorar Jennifer Lopez no filme Anaconda é menor do que a que descobrimos”, disse Jonathan Bloch, do Museu de História Natural da Flórida, nos Estados Unidos, um dos autores do estudo.
Jason Head, do Departamento de Biologia da Universidade de Toronto, no Canadá, e colegas do Panamá e Estados Unidos, analisaram o fóssil encontrado na formação Cerrejon, no nordeste da Colômbia.
Descrita na edição desta quinta-feira (5/2) da revista Nature, a descoberta da serpente traz outra implicação importante: a de que as temperaturas no período em que viveu eram mais quentes.
As dimensões da serpente indicam que as temperaturas próximas ao Equador eram mais elevadas do que as atuais, porque o tamanho de tais animais é limitado pelo seu metabolismo. Quanto mais calor, maiores as dimensões que tais répteis podem atingir.
De acordo com o novo estudo, seria preciso uma temperatura anual mínima de cerca de 32°C para que o gigantesco réptil sobrevivesse. Ou cerca de 4°C acima da média anual na região.
“Se olharmos para os animais de sangue frio e sua distribuição no planeta hoje, vemos que os maiores estão nos trópicos e que eles são cada vez menores à medida que nos afastamos do Equador”, disse o cientista.
A serpente ganhou o nome de Titanoboa cerrejonensis, por conta de seu tamanho (“titã”) e do local em que foram descobertos esqueletos parciais fossilizados.
Os pesquisadores também encontraram muitos esqueletos de tartarugas gigantes e de parentes extintos dos atuais crocodilos que provavelmente serviam de alimento para a serpente gigante.

+ Descobertas e Invenções
Esportes

Entrevista com goleiro Higuita

Principais Esportes
Futebol

O jogador Falcão marcou gols importantes nas eliminatórias para que sua seleção colombiana voltasse  ao Mundial no Brasil despois de 16 anos de ausência.

Patinação

Faltou uma medalha para a Colômbia chegar a 100% de aproveitamento em ouros na patinação de velocidade, nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Foram cinco em seis finais.

Ciclismo

Em 7 de outubro de 1970, o país celebrou o primeiro titulo mundial de um ciclista colombiano. Um ano depois ganho o título mundial dos 4,000 metros no Campeonato Mundial de Pista em Varese, Italia.

+ Esportes
Entrevista com goleiro Higuita
Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.