Informações
Forma de Governo:
República Presidencialista
Presidente: Juan Manuel Santos
Capital:
Bogotá
Principais Cidades:
Bogotá
Cali
Medellín
Área do território:
1.141.748 km²
População:
46.300 milhões de habitantes
Idioma Predominante:
espanhol
PIB:
369 bilhões de US$ (2013)
Moeda:
peso colombiano
IDH:
0,719 (2012)
Principal(is) fonte(s) de energia:
hidrelétricas

gastronomia Gastronomia

Saindo da crise do café.

O café da Colômbia, base da economia do país durante décadas, se recupera de sua recente crise graças à alta dos preços internacionais, aos inconvenientes que afetam seus concorrentes, ao interesse dos importadores por suas marcas gourmet e a um aumento do consumo.
Esta recuperação beneficiará primeiro as cerca de 550 mil famílias que vivem do café na Colômbia, as que viram nos últimos quatro anos as pragas, as inundações e a desvalorização do peso colombiano acabar com suas economias e pôr em risco o cultivo mítico deste país sul-americano.
"Viemos de uma situação complicada, houve quatro anos de chuva, com médias históricas, que afetaram o café e provocaram a proliferação de pestes", explicou à Efe Rodrigo Londoño, do Comitê de Cafeicultores de Antioquia, uma das regiões produtoras.
"Passamos de produzir cerca de 11 milhões de sacas anuais para só sete", afirmou Londoño, explicando a consequência da ferrugem do café, um fungo que afeta os cafezais e que só em 2010 provocou a perda de 30% da produção.
Esta situação gerou fortes protestos e se transformou em uma grande dor de cabeça para o governo do presidente Juan Manuel Santos, especialmente a partir de 2012, quando surgiu o movimento "Dignidade Cafeeira" que chegou a não reconhecer a histórica Federação Nacional de Cafeicultores.

+ Gastronomia
Curiosidades

Simón Bolívar - George Washington da América do Sul.

Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar, comumente conhecido como Simón Bolívar, foi um militar e líder político venezuelano. Junto a José de San Martín, foi uma das peças chave nas guerras de independência da América Espanhola do Império Espanhol .
Após o triunfo da Monarquia Espanhola, Bolívar participou da fundação da primeira união de nações independentes na América Latina, nomeada Grã-Colômbia, na qual foi Presidente de 1819 a 1830.
Simón Bolívar é considerado na América Latina como um herói, visionário, revolucionário, e libertador. Durante seu curto tempo de vida, liderou a Bolívia, a Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela à independência, e ajudou a lançar bases ideológicas democráticas na maioria da América Hispânica. Por essa razão, é referido por alguns historiadores como "George Washington da América do Sul".

+ Curiosidades
Questões Ambientais

Video proibido apresentada pela TV colombiana.

+ Questões Ambientais
Video proibido apresentada pela TV colombiana.
Principais Descobertas e Invenções

Descoberta de uma Nova Especie de Mamífero

+ Descobertas e Invenções
Esportes

Entrevista com goleiro Higuita

Principais Esportes
Futebol

O jogador Falcão marcou gols importantes nas eliminatórias para que sua seleção colombiana voltasse  ao Mundial no Brasil despois de 16 anos de ausência.

Patinação

Faltou uma medalha para a Colômbia chegar a 100% de aproveitamento em ouros na patinação de velocidade, nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Foram cinco em seis finais.

Ciclismo

Em 7 de outubro de 1970, o país celebrou o primeiro titulo mundial de um ciclista colombiano. Um ano depois ganho o título mundial dos 4,000 metros no Campeonato Mundial de Pista em Varese, Italia.

+ Esportes
Entrevista com goleiro Higuita
Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.