Informações
Forma de Governo:
República presidencialista
Presidente: Sebastián Piñera
Capital:
Santiago
Principais Cidades:
Santiago
Valparaíso
Concepción
Área do território:
756.626 km²
População:
17.134 milhões de hab.
Idioma Predominante:
espanhol
PIB:
281 bilhões de US$ (2013)
Moeda:
peso chileno
IDH:
0, 819 (2012)
Principal(is) fonte(s) de energia:
hidrelétrica

cultura História, Cultura e Geografia

HISTÓRIA MAPUCHE

+ História, Cultura e Geografia
HISTÓRIA MAPUCHE
Visit Chile - Chile Promotional Video
Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.
gastronomia Gastronomia

A harmonia da gastronomia chilena.

A culinária do Chile é uma mistura de vários alimentos que cruzaram pelo país. Além das belas praias e paisagens naturais, lá podemos encontrar uma tradição culinária fabulosa. Para compor seus pratos típicos, a cultura gastronômica mistura diversos ingredientes, e de todo tipo.
São usadas diferentes especiarias, como carnes, e frutos do mar, formando uma mistura fascinante que conquista o paladar dos turistas que por lá passam. Os frutos do mar também são muitos consumidos, devido a larga costa chilena. A culinária desse país é composta por uma mistura de paladares de vários países, como você verá mais à frente.
Como ocorreu com todos os países toda América do Sul, o Chile recebeu influências na maneira de cozinhar de vários lugares e povos diferentes. A influência da cozinha européia se estende por todo país, onde é percebida nas misturas das comidas típicas. Os colonos que vinham de outros lugares traziam na bagagem seus ingredientes e métodos de preparação do alimento, e desde então, a cultura alimentar do país se misturou e se diversificou.
Os alimentos trazidos pela imigração se fundiram a outros, se transformaram e sobreviveram através do tempo, ganhando contribuições da culinária dos nativos. A atual gastronomia chilena se originou dessa grande mistura. Entre esses imigrantes estão árabes, britânicos, indianos, italianos e espanhóis. Os últimos trouxeram costumes como o uso do frango, da carne suína, e de temperos como alho e cebola.

+ Gastronomia
Charquicán
Esta é uma das mais tradicionais receitas chilenas. Entra perfeitamente na categoria das “comfort food”. E como a maior parte dos chamados “comfort food” este também não prima pela aparência, mas pelo sabor e por dar realmente aquele conforto em uma noite fria.
Curiosidades

Chegada europeia

A 5 de abril de 1722, o explorador neerlandês Jacob Roggeveen atravessou o Pacífico partindo do Chile em três grandes navios europeus, e após dezessete dias de viagem desembarcou na ilha num domingo de Páscoa, daí o seu nome, que permanece até hoje.
A expedição espanhola de Gonzalez (1770) nada registrou além de diários de bordo. A primeira e mais adequada descrição da ilha foi feita pelo Capitão James Cook, em 1774, em sua breve visita de apenas quatro dias, com o seu destacamento, quando realizou o reconhecimento do território pascoense. Cook tinha a vantagem de estar acompanhado por um taitiano, cujo polinésio era similar ao dos insulares, possibilitando o entendimento entre eles.
Em 1870, comerciantes europeus tomaram posse das terras e introduziram gado ovino na ilha. Em 1888, o governo chileno anexou Páscoa, que se tornou uma fazenda de ovelhas administrada por uma empresa escocesa estabelecida no Chile. Os nativos passaram, então à condição escrava: trabalhavam para a empresa e eram pagos em bens e víveres, "(…) no barracão da empresa em vez de dinheiro.". Os nativos, em 1914, se revoltaram contra o invasor estrangeiro, porém foram dominados com a chegada de um navio de guerra chileno que intercedeu pela empresa. Somente em 1966, mais de meio século depois, os insulares foram reconhecidos como cidadãos chilenos. Os insulares e chilenos nascidos no continente são em número igual ao dos nativos. Ainda hoje existe tensão entre eles, porém renasce no pascoense o orgulho cultural e sua economia é estimulada pelo turismo: há diversos vôos semanais vindos de Santiago e do Taiti, realizados por empresa aérea estatal do Chile, transportando visitantes atraídos pelas famosas estátuas.

+ Curiosidades
Questões Ambientais

Poluição atmosférica

Um problema ambiental que o Chile sofre, principalmente a capital Santiago é a alta poluição atmosférica, fazendo, durante muito tempo Santiago ser considerada uma das capitais mais poluídas do mundo.
A capital chilena, como qualquer outra grande cidade, produz poluição, o que vem gerando a acumulação de uma capa de smog sobre ela nas últimas décadas.
Smog é a mistura de fumaça, poluentes gasosos, neblina, ar e partículas sólidas: tudo isso misturado origina uma nuvem escura. Por estar cercada de montanhas, a eliminação dessa fumaça fica ruim.
O governo busca formas de melhorar a qualidade do ar.

+ Questões Ambientais
O Parque Nacional Torres del Paine.
Está localizado na Região de Magalhães ao sul da Patagónia chilena. É considerado um dos parques mais impressionantes do sul do Chile, e um dos lugares prediletos dos amantes da natureza.
Fundado como parque no final da década de 1950, foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1978. Tem uma área de aproximadamente 242.000 hectares, na qual se encontra a cadeia montanhosa Del Paine, com as mundialmente famosas Torres del Paine e os não menos conhecidos Cuernos del Paine. Lagos, rios, cascatas e glaciares estão em perfeita harmonia no parque. Em 2012 houve um incêndio que queimou até 33 mil hectares do parque, queimando a maior parte das árvores. O principal ponto de entrada para os visitantes é a cidade de Puerto Natales, última da linha marítima proveniente de Puerto Montt. Esta região foi palco de um grande protesto contra o Governo Chileno em janeiro de 2011, sendo tomados como reféns muitos estrangeiros, inclusive 99 turistas brasileiros.
Contaminación Ambiental en Santiago
Principais Descobertas e Invenções

Descobertas 70 fósseis de baleia

No deserto do Atacama, no Chile, foram descobertas 70 fósseis de baleias com até oito metros de comprimento vieram à superfície. Entre eles, pelos menos 20 esqueletos completos do mamífero.
A explicação dos paleontólogos é que a região foi há sete milhões de anos um fundo marinho com alta biodiversidade.
Agora os cientistas tentam descobrir o que causou a morte desses animais e a extinção do oceano na região.

+ Descobertas e Invenções
Matriz Atacama de Largo Milímetro/submillímetro (ALMA)
É o maior projeto de astronomia terrestre existente, uma facilidade revolucionária para a astronomia mundial. ALMA é composta por um conjunto de 66 antenas gigantes de 12 metros por 7 metros de diâmetro, pesando cada uma 115 toneladas, para captação de micro-ondas emitidas por corpos celestes. A construção do ALMA começou em 2003 iniciando as observações científicas em 2011. ALMA está localizado a uma altitude de 5000 metros, na Zona de Chajnantor, a leste da vila de San Pedro de Atacama, no Chile - um dos maiores sítios de observação astronômica do mundo. O megaobservatório foi inaugurado no dia 13 de março de 2013 . Orçado em um bilhão de euros, ele faz parte da parceria entre a Europa, Ásia Oriental e América do Norte em cooperação com a República do Chile. ESO é o parceiro europeu na ALMA.
Esportes

Chile Campeón Mundial de Tenis por equipos en Düsseldorf

Principais Esportes
Futebol

Alexis Sánchez é um jogador chileno que atua como atacante pelo Barcelona. Segundo uma pesquisa conduzida pela FIFA Alexis foi eleito como o jogador com o futuro mais brilhante no futebol.

Tênis

O país já teve um tenista nº1 do mundo, Marcelo Ríos. Outro tenista chileno , o Fernando González foi ouro em Atenas em 2004 nas dupla, e bronze na categoria individual, e em Pequim – 2008, foi prata após perder de Rafael Nadal.

Rodeio chileno

O rodeo ou rodeio do chile é um esporte equestre originado no Chile e bastante popular neste país, que possui regras diferentes do rodeio tradicional que conhecemos aqui no Brasil.

+ Esportes
Chile Campeón Mundial de Tenis por equipos en Düsseldorf
Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.