Informações
Forma de Governo:
república presidencialista
Presidente: Nebojsa Radmanovic
Capital:
Saravejo
Principais Cidades:
Saravejo
Banja Luka
Tuzla.
Área do território:
51.209 km²
População:
3.759 milhões de habitantes
Idioma Predominante:
bósnio
PIB:
17,3 bilhões de US$ (2012)
Moeda:
marco conversível
IDH:
0,735 (2012)
Principal(is) fonte(s) de energia:
carvão

align:left">Exibir mapa ampliado
cultura História, Cultura e Geografia

Dissolução da Iugoslávia

A guerra na Bósnia-Herzegovina está relacionada com a dissolução da Iugoslávia. A crise apareceu na Iugoslávia, com o enfraquecimento do sistema comunista, que por sua vez fazia parte de grandes mudanças que ocorreram no mundo após o fim da Guerra Fria. No caso da Iugoslávia, o Partido Comunista da Iugoslávia foi perdendo seu poder ideológico, sob o domínio das ideologias nacionalistas e separatistas no final de 1988 e início de 1989. Essa mudança é perceptível principalmente na Sérvia e Croácia, menos na Bósnia-Herzegovina, e menos ainda na Eslovênia e Macedônia.
Este processo acelerou a entrada de Slobodan Miloševi? à cena política na Sérvia, um homem que começou sua carreira política como uma resposta ao despertar de ideologias nacionalistas e se posicionou como um líder moral dos sérvios no Kosovo em 1989. Os objectivos da política de Milosevic eram consolidar seu próprio poder e conseguir o domínio da Federação Iugoslava, incluindo o domínio da Sérvia que era a república mais populosa da federação. Logo, cimentaria um controle rigoroso das políticas sérvias.
Para atingir estes objetivos, Milosevic planejou vários processos que levaram à instalação de seu gabinete político, principalmente em Voivodina e Montenegro. A crise na ex-Iugoslávia se aprofundou após o colapso do governo do Kosovo, que tinha uma maioria albanesa. Continuando este processo, Milosevic tomou o controle de quase a metade da Iugoslávia e com os votos adicionais facilmente influenciou as decisões do governo federal. A esta situação outras repúblicas reagem, começando com a Eslovénia.
No 14ª Congresso do Partido Comunista, realizado em 20 de janeiro de 1990, Milosevic implementou o seu domínio pela primeira vez, bloqueando várias emendas constitucionais propostas pela delegação eslovena em uma tentativa de restaurar o equilíbrio de poder na Federação. O Congresso terminou com as delegações eslovena e croata deixando a reunião, o que pode ser considerado como o início da dissolução da Iugoslávia.
A crise se aprofundou quando elementos nacionalistas tomaram o poder para ir contra a política de Milosevic, incluindo o croata Franjo Tudjman que foi o mais proeminente. A Eslovénia e a Croácia iniciaram logo após, um processo que levou à sua independência, provocando um conflito armado. Este foi particularmente intenso na Croácia, que tinha uma substancial população sérvia.

+ História, Cultura e Geografia
Ivo Andri?
Tourism Bosnia & Herzegovina
Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.
BOSNIA-HERZEGOVINA : SIN PUNTO FINAL
gastronomia Gastronomia

Cordeiro assaso com quiabo

Apesar de a Bósnia e Herzegovina ser três grandes grupos étnicos o jeito de cozinhar e os ingredientes são praticamente os mesmos. Sendo um país dos Balcãs, possui uma variedade de pratos feitos de carne, principalmente de carne bovina, suína e de cordeiro, e a comida tem muitos temperos e pimenta. Um dos pratos tradicionais desta culinária é o cordeiro assado com quiabo.

+ Gastronomia
Curiosidades

Religião e aparições de Virgem Maria

Em termos religiosos, a distribuição estatística das crenças dos habitantes da região da antiga Jugoslávia é a seguinte: 88% dos Croatas são católicos romanos, 90% dos Bósnios seguem o Islão e 99% dos Sérvios são cristãos ortodoxos.
Na região Sul da Bósnia e Herzegovina, numa pequena vila chamada Me?ugorje, alegadamente estão a ocorrer as mais recentes aparições da Santíssima Virgem Maria, o que tem atraído a atenção de milhares de pessoas em todo o Mundo. A Igreja Católica encontra-se ainda a analisar os fenómenos, tentando apurar a sua veracidade, mas o número de peregrinos que acorrem ao local das aparições nos últimos anos tem vindo a aumentar exponencialmente.

+ Curiosidades
Questões Ambientais

Seca recorde castiga os Balcãs e expõe navios da Segunda Guerra

A região dos Bálcãs enfrenta uma das piores, se não a pior, seca de sua história. O Danúbio perdeu muito de seu volume e em alguns pontos está reduzido a um filete de água, paralisando uma das mais importantes rotas de transporte fluvial da Europa. Dezenas de navios de carga estão encalhados.
Todo o centro e o leste da Europa sofrem com uma seca, anômala para essa parte do ano. A produção de energia hidroelétrica na Sérvia está praticamente parada. Na Bósnia, água potável começou a ser racionada. E há perdas agrícolas severas em Romênia, Bulgária e Hungria. Na República Tcheca essa é a pior seca desde que os registros começaram, em 1775.
O Danúbio é o segundo maior rio da Europa. Percorre 2.860 quilômetros, da nascente na Alemanha até desaguar no Mar Negro. Ele atravessa oito países. Em todos, a seca causa um desastre.
Meteorologistas não sabem explicar ainda a seca deste ano. Ela começou em agosto e não dá sinais de que vá se atenuar. Tampouco é possível dizer agora se a seca está associada a mudanças climáticas, pois nenhum estudo nessa linha foi realizado. A única certeza dos meteorologistas é que não deverá chover o suficiente para repor os níveis normais dos rios, principalmente do Danúbio, nas próximas semanas.
Para as companhias de transporte fluvial, a seca trouxe grandes perdas. Só entre a Sérvia e a Hungria há 80 grandes navios cargueiros encalhados.
_ É um desastre. O tráfego praticamente parou no Danúbio. Estamos operando com apenas um terço de nossa capacidade. Precisamos de imensos volumes de chuva e neve para restabelecer a situação normal _ disse Branko Savic, diretor de uma companhia de transporte fluvial na Sérvia.
Um dos efeitos mais impressionantes da seca é o surgimento no leito seco do Danúbio de navios alemães afundados durante a Segunda Guerra Mundial. Bombas que caíram durante a guerra também ficaram expostas no leito seco do Rio Sava, na Sérvia. Na Bósnia, o outrora caudaloso Rio Bosna pode ser atravessado andando de uma margem a outra.
Os peixes estão morrendo em massa. É possível pescar com as mãos os peixes que agonizam. Não apenas os pequenos, mas mesmo bagres de 20 quilos. E o WWF alertou que populações de aves aquáticas foram drasticamente reduzidas.

+ Questões Ambientais
Salvar o Delta do Danúbio
O Danúbio é uma importante via comercial. Sua bacia hidrográfica se estende por 796 000 km². Seu fluxo médio é de 6 700 m³/s.
O rio tem sua fonte na Floresta Negra, a 60 km a noroeste do lago Constança (alemão Bodensee), na Alemanha, a partir de dois pequenos ribeirões chamados Brigach e Breg, que se juntam em Donaueschingen (Alemanha) e são chamados Danúbio dali em diante. Atravessa em seguida o norte de Áustria (passando por Viena), o sul da Eslováquia, passando por Bratislava, atravessa a Hungria do norte ao sul passando por Budapeste, a Croácia a leste, o norte da Sérvia e Montenegro, passando por Belgrado, marca a fronteira entre a Sérvia e a Romênia, e também entra a Romênia e a Bulgária, antes de desaguar no mar Negro na Romênia, formando um grande delta que chega à fronteira da Ucrânia.
O delta do Danúbio é uma região natural protegida na Romênia, principalmente na floresta Letea, de aspecto tropical. Está classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1991. A Romênia se inquieta pelas repercussões no meio ambiente da construção do canal de Bystroe pela Ucrânia.
Principais Descobertas e Invenções

Descoberta de sítio arqueológico

Em 2005 foi descoberto o sítio arqueológico de Visoko, na Bósnia, onde estão localizadas as maiores e mais antigas pirâmides do mundo, superando as do Egito.
São conhecidas três delas: a do Sol (220 m), da Lua (190m) e do Dragão (90m), que formam um triângulo equilátero perfeito
O complexo de pirâmides possui algumas semelhanças com as do México e Peru, e os pesquisadores acreditam que foram as primeiras a serem construídas no mundo, porque algumas pesquisas sugerem que as obras tenham cerca de 25.000 anos de idade. Os pesquisadores não sabem quem as construiu, já que não existem registros de civilizações europeias que construíram pirâmides, e nem se tem notícia de alguma civilização avançada que tenha vivido nessa época.
Dentro delas existem túneis e passagens, além de rampas de pedra, que estão sendo exploradas com cuidado.

+ Descobertas e Invenções
Esportes

Bósnia garante vaga inédita na Copa

Dezoito anos depois de realizar a sua primeira partida oficial como país independente, a Bósnia-Herzegovina vive nesta terça-feira o maior momento da sua história no futebol. Ao vencer a Lituânia por 1 a 0, em Kaunas, a equipe bósnia encerrou as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 na liderança do Grupo G da Europa e confirmou a classificação para o seu primeiro Mundial. A Bósnia é um dos quatro países formados com o fim da Iugoslávia. Desses, o primeiro a conseguir a classificação para uma Copa do Mundo foi a Croácia, que foi à França, em 1998, e terminou numa surpreendente terceira colocação. Jogando com o nome de Sérvia e Montenegro, a equipe herdeira da história esportiva iugoslava disputou os Mundiais de 1998 e 2006.

Principais Esportes
Futebol

É  a única estreante da Copa de 2014, fará o primeiro jogo de sua história em Mundiais no Maracanã , no Rio de Janeiro, contra a Argentina de Lionel Messi.

Vôlei sentado

Nas paraolimpíadas de 2012 em Londres a Bósnia-Herzegovina ganhou a medalha de ouro no vôlei sentado após superar os chineses na final.

Rugby

O país estreou em 1992 no campeonato mundial de Rugby e cada vez mais vêm se popularizando devido a sua tradição.

+ Esportes
Bósnia garante vaga inédita na Copa
Dezoito anos depois de realizar a sua primeira partida oficial como país independente, a Bósnia-Herzegovina vive nesta terça-feira o maior momento da sua história no futebol. Ao vencer a Lituânia por 1 a 0, em Kaunas, a equipe bósnia encerrou as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 na liderança do Grupo G da Europa e confirmou a classificação para o seu primeiro Mundial. A Bósnia é um dos quatro países formados com o fim da Iugoslávia. Desses, o primeiro a conseguir a classificação para uma Copa do Mundo foi a Croácia, que foi à França, em 1998, e terminou numa surpreendente terceira colocação. Jogando com o nome de Sérvia e Montenegro, a equipe herdeira da história esportiva iugoslava disputou os Mundiais de 1998 e 2006.
Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.