Informações
Forma de Governo:
Monarquia parlamentarista
Chefe de estado: Rei Philippe
Primeiro ministro: Yves Leterme
Capital:
Bruxelas
Principais Cidades:
Bruxelas
Antuérpia
Gent
Área do território:
30.518 km²
População:
10.697 milhões de hab.
Idioma Predominante:
francês, alemão e flamengo
PIB:
507 bilhões de US$ (2013)
Moeda:
euro
IDH:
0,897 (2012)
Principal(is) fonte(s) de energia:
nuclear

cultura História, Cultura e Geografia

Brussels Tourism, Belgium - Bruxelles Tourisme, Belgique: Capi

Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.

+ História, Cultura e Geografia
 Uma vez por ano tem um concurso de música chamado "Koningin Elisabeth Wedstrijd", onde todos os anos um tipo de instrumento clássico é escolhido.
Brussels Tourism, Belgium - Bruxelles Tourisme, Belgique: Capi
Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.
gastronomia Gastronomia

Moules Frites

Na culinária belga, os peixes e os frutos do mar são muito consumidos, como as enguias, o arenque e os mexilhões. A Bélgica possui grande influência da cozinha francesa , por isso os belgas gostam muito de frutos do mar. Um dos pratos tradicionais dessa culinária é o moules frites que são mariscos com fritas.

+ Gastronomia
Waffles belgas
Curiosidades

Tren de chocolate rompe Récord Guinness en Bélgica

+ Curiosidades
Cerveja de qualidade.
Na Bélgica existem mais de 1.500 tipos de cerveja, nas quais Stella Artois, Alke Maes, Jupiler, Delirium tremens, Duvel, Kwak, Leffe, Hoegaarden e Belle Vue inserem-se entre as mais conhecidas. Muitas destas são produzidas por monges trapistas, sendo então conhecidas como Cervejas Trapistas. Certas cervejas possuem até um copo específico para serem servidas com tamanho e forma variados. Entre os tipos de cerveja, incluem-se: Pilsen, cerveja escura, malzbier, bock, cerveja de trigo, cerveja de cevada, cerveja com frutas etc.
Tren de chocolate rompe Récord Guinness en Bélgica
Questões Ambientais

Bruxelas a cidade verde

Na capital da Bélgica, Bruxelas, mais da metade de seu território é constituído por espaços verdes. Há árvores e plantas em toda cidade, em parques e jardins, nas ruas e ao longo das estradas. Pesquisadores identificaram cerca de 700 espécies diferentes de plantas em Bruxelas.

+ Questões Ambientais
O Peneireiro (Falco tinnunculus)- A ave símbolo da Bélgica.
É uma ave de rapina diurna de pequeno porte, que atinge de comprimento 32-38 cm e envergadura de 68-78 cm. O seu peso varia entre as 125 e as 325 gramas, sendo a fêmea maior do que o macho. É um falcão esbelto com asas compridas e pontiagudas e cauda longa.

Esta espécie apresenta um grande dimorfismo sexual, ou seja, apresentam características externas que permitem distinguir os sexos: têm uma plumagem diferente, embora ambos os sexos apresentasse um pequeno “bigode” preto. Os machos caracterizam-se pela cor castanho-avermelhada no dorso e supra-alares (com pequenos pontos escuros), rémiges castanho escuras, cabeça e cauda cinzentas azuladas e nesta, uma barra terminal larga e preta. A fêmea, como os juvenis, tem partes superiores castanhos avermelhados e cauda com pronunciadas barras preta acastanhada.

Esta espécie é residente em Portugal Continental e Ilha da Madeira, mas distribui-se também pelo resto da Europa, Ásia, África até ao Cabo da Boa Esperança. É um pequeno falcão que habita em campos abertos e de cultivo, urzais, bosques (exceto bosques muito frondosos), áreas de salgueiros ou vidoeiros e que nidifica frequentemente em ninhos velhos de outras aves, em árvores ou cavidades rochosas, encontrando-se também em plena cidade.

O Peneireiro ocupa os ninhos abandonados, ou aproveita buracos existentes em árvores ou rochas, e até mesmo as fendas e vãos das paredes de grandes edifícios.
Principais Descobertas e Invenções

Amamos batatas fritas

Os belgas dizem que foram eles que inventaram a batata frita, em uma região no sul do país chamada de Namur.
Os belgas costumam comer fritas sozinhas, acompanhadas de um molho. Nas ruas, praças, estações de trem, sempre têm barraquinhas que vendem batatas fritas.
Outro país que reivindica a criação das batas fritas são os franceses.

+ Descobertas e Invenções
Formação da união europeia.
A Bélgica foi o primeiro país continental europeu a entrar na Revolução Industrial, no início do século XIX. Liège e Charleroi desenvolveram rapidamente a mineração e a siderurgia, que floresceram até meados do século XX no vale do Sambre-Mosa, o sillon industriel (em francês: vale industrial), fizeram da Bélgica uma das três maiores nações mais industrializadas do mundo entre 1830-1910. No entanto, por volta de 1840, a indústria têxtil da Flandres entrou em grave crise e a região passou fome entre 1846-1850.
A Bélgica tornou-se um dos seis membros fundadores da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço em 1951 e da Comunidade Europeia da Energia Atômica e da Comunidade Econômica Europeia em 1957. Esta última é agora a União Europeia, organização internacional cujas principais administrações e instituições são hospedadas pela Bélgica, como a Comissão Europeia, o Conselho da União Europeia e as sessões extraordinárias e de comissões do Parlamento Europeu.
Um dos membros fundadores da União Europeia, a Bélgica apoia fortemente uma economia aberta e o alargamento das competências das instituições da UE para integrar as economias dos membros do bloco. Desde 1922, através da União Econômica Belgo-Luxemburguesa, Bélgica e Luxemburgo têm sido um mercado único de comércio com a união aduaneira e monetária.
Esportes

Eddy Merckx

Principais Esportes
Futebol

No grupo A da Europa, os belgas venceram oito jogos e empataram dois, se classificando direto para Copa. Em 2014, a seleção belga terá a chance de superar o quarto lugar de 1986, que foi a melhor colocação do país em mundiais.

Ciclismo

O ciclismo para os belgas é um dos esportes mais populares, sendo a Bélgica, onde nasceu Eddy Merckx, considerado por muitos como o maior ciclista de todos os tempos.

Hipismo

A seleção da Bélgica de hipismo tem em sua história inúmeros campeões. O atual campeão do mundo em salto é hoje Philippe Lejeune .

+ Esportes
Eddy Merckx
Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.