Informações
Forma de Governo:
república parlamentarista
Presidente: Abdelaziz Bouteflika
Primeiro ministro: Abdelmalek Sellal
Capital:
Argel
Principais Cidades:
Argel
Oran
Constantine
Área do território:
2.381.741 km²
População:
35.422 milhões de hab.
Idioma Predominante:
árabe
PIB:
206 bilhões de US$ (2012)
Moeda:
dinar argelino
IDH:
0,713 (2012)
Principal(is) fonte(s) de energia:
petróleo

cultura História, Cultura e Geografia

Site oficial da Argélia

Site oficial da Argélia, com informações, notícias e fotos sobre diversos aspectos que acontecem no país, como economia, política, natureza, sociedade, entre outros.

+ História, Cultura e Geografia
Ya rayah Dahmane el Harachi
Video clipe de ya rayah, chaabi chanson algérienne, chaabi, oriental, d'époque, de la bombe!!
A guerra da Argélia
Vídeo que exibe um movimento de luta pela independência da Argélia, então território francês.
Site oficial da Argélia
Site oficial da Argélia, com informações, notícias e fotos sobre diversos aspectos que acontecem no país, como economia, política, natureza, sociedade, entre outros.
A guerra da Argélia
Em busca da independência da Argélia
Música Arabo-andaluza
A música argelina tem muito estilos musicais.
A música arabo-andaluza é considerada a música clássica argelina; a música châabi ou rai são as músicas urbanas e populares; a música cabila, é inspirada em contos falados; e a gwana e tuaregue, têm origem nos escravos africanos.
Châabi
A música châabi ou rai são as músicas urbanas e populares. No vídeo temos um exemplo deste estilo musical.
99% de mulçumanos
Na Argélia, as questões religiosas são regulamentadas por um decreto
Relações Brasil-Argélia
Arquivo em pdf que exibe a relação econômica existente entre Brasil e Argélia
Algeria Promo Tourism Video
Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.
gastronomia Gastronomia

Rolo de carne argelí

Serve-se com limão partido em quartos.

A carne moída (borrego ou vaca) é salteada em óleo com sal, pimenta e canela, até ficar cozida; juntam-se ovos batidos e salsa picada, mexe-se e retira-se do fogo. Este recheio é colocado em folhas de “brick” coberto com uma fatia de queijo e, depois de formados os “boureks” (enrolados como rolinhos primavera), colocam-se num tabuleiro do forno untado, pincelam-se com manteiga derretida e cozem até ficarem dourados. Servem-se com limão partido em quartos.

+ Gastronomia
Curiosidades

Filme

Já pensou em assistir um filme argelino?
Este vídeo é um filme completo que retrata a vida real de argelinos e sua resistência-revolução contra os franceses na década de 1950 e o início da década de 1960.

+ Curiosidades
Filme
Já pensou em assistir um filme argelino?
Este vídeo é um filme completo que retrata a vida real de argelinos e sua resistência-revolução contra os franceses na década de 1950 e o início da década de 1960.
Os berberes
Que chamam a si próprios Imazighen, ou seja, "homens livres"; referem-se ao conjunto de povos do Norte de África que falam línguas berberes, da família de línguas afro-asiáticas. Estima-se que existam entre 58 e 75 milhões de pessoas que falam estas línguas, principalmente em Marrocos e Argélia, mas também fazendo parte deste grupo os tuaregues, predominantemente nômades do Sahara.
Questões Ambientais

Contaminação do Meio Ambiente

Em muitos bairros argelinos, o esgoto das casas vão diretamente para os rios e lagos

Despejo de esgoto, resíduos do refino do petróleo, e resíduos industriais estão poluindo os rios argelinos e as águas costeiras do Mar Mediterrâneo.
Muitos bairros argelinos não possuem estação de coleta e nem de tratamento de esgoto. Assim, o esgoto das casas vão diretamente para os rios e lagos, como na foto.

+ Questões Ambientais
Ataques a campos de extração de gás.
O ataque ao campo de extração de gás argelino no centro-leste do país, a cerca de 1.300 quilómetros de Argel, não foi escolhido ao acaso. O complexo de In Amenas representa 18 % das exportações da matéria-prima e permite ao Estado encaixar 3 mil milhões de euros por ano.
Siroco- tempestade de areia
É um vento quente, muito seco, que sopra do deserto do Saara em direção ao litoral Norte da África, comumente na região da Líbia e Argélia. Este fenômeno causa gigantescas tempestades de areia no deserto e manifesta-se quando baixas pressões reinam sobre o mar Mediterrâneo.
Principais Descobertas e Invenções

Descobrimento no novas jazidas de petróleo

localizada na área argelina de El Assel, descobriu-se uma nova jazida de gás e petróleo.

Durante os testes realizados no poço de prospeção de Zemlet Er-Rekkeb Setentrional -1 (ZERN-1), perfurado na estrutura com o mesmo nome localizada na área argelina de El Assel, descobriu-se uma nova jazida de gás e petróleo nos sedimentos do Devónico do andar Siegeniano, localizando-se a uma profundidade de 4112 a 4098 m.
Deste poço, localizado na bacia geológica de Berkine, a leste do Saara argelino, obtiveram-se fluxos diários de 13 000 m3 de gás e até 82 m3 de petróleo. A profundidade total do poço é de 5310 m.
A Gazprom International, operador único dos projetos de prospeção, pesquisa e exploração de jazidas de hidrocarbonetos que a OAO Gazprom tem no estrangeiro, é responsável pela realização, em associação com a Sonatrach, a companhia nacional argelina de petróleo e gás, dos trabalhos de pesquisa na área de El Assel. A participação da empresa argelina neste projeto ascende a 51 %.

+ Descobertas e Invenções
Esportes

Argélia: A primeira equipe africana a vencer um europeu em Copas do Mundo

Seleção Argelina surpreendeu e calou os alemães ocidentais na sua estréia em uma Copa do Mundo, mas foi eliminada na primeira fase em consequência de um capítulo triste do futebol.

Principais Esportes
Futebol

Está será a quarta campanha argelina em edições da Copa. A seleção africana participou também dos Mundiais de 1982, 1986 e 2010, mas nunca foi além da primeira fase.

Atletismo

Noureddine Morceli é um ex-atleta da Argélia de maior nome dos 1500 metros nos anos 90. Foi tricampeão mundial e campeão olímpico em Atlanta 1996. É imbatível nesta prova entre 1992 e 1996.

Handebol

A seleção de handebol argelina  é a melhor equipe africana em competições internacionais. Atualmente, conta com seis títulos africanos, conquistados em 1981, 1983, 1985, 1987, 1989 e 1996.

+ Esportes
Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.