Informações
Forma de Governo:
república parlamentarista
Presidente: Abdelaziz Bouteflika
Primeiro ministro: Abdelmalek Sellal
Capital:
Argel
Principais Cidades:
Argel
Oran
Constantine
Área do território:
2.381.741 km²
População:
35.422 milhões de hab.
Idioma Predominante:
árabe
PIB:
206 bilhões de US$ (2012)
Moeda:
dinar argelino
IDH:
0,713 (2012)
Principal(is) fonte(s) de energia:
petróleo

cultura História, Cultura e Geografia

Algeria Promo Tourism Video

Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.

+ História, Cultura e Geografia
Ya rayah Dahmane el Harachi
Video clipe de ya rayah, chaabi chanson algérienne, chaabi, oriental, d'époque, de la bombe!!
A guerra da Argélia
Vídeo que exibe um movimento de luta pela independência da Argélia, então território francês.
Site oficial da Argélia
Site oficial da Argélia, com informações, notícias e fotos sobre diversos aspectos que acontecem no país, como economia, política, natureza, sociedade, entre outros.
A guerra da Argélia
Em busca da independência da Argélia
Música Arabo-andaluza
A música argelina tem muito estilos musicais.
A música arabo-andaluza é considerada a música clássica argelina; a música châabi ou rai são as músicas urbanas e populares; a música cabila, é inspirada em contos falados; e a gwana e tuaregue, têm origem nos escravos africanos.
Châabi
A música châabi ou rai são as músicas urbanas e populares. No vídeo temos um exemplo deste estilo musical.
99% de mulçumanos
Na Argélia, as questões religiosas são regulamentadas por um decreto
Relações Brasil-Argélia
Arquivo em pdf que exibe a relação econômica existente entre Brasil e Argélia
Algeria Promo Tourism Video
Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.
gastronomia Gastronomia

Rolo de carne argelí

Serve-se com limão partido em quartos.

A carne moída (borrego ou vaca) é salteada em óleo com sal, pimenta e canela, até ficar cozida; juntam-se ovos batidos e salsa picada, mexe-se e retira-se do fogo. Este recheio é colocado em folhas de “brick” coberto com uma fatia de queijo e, depois de formados os “boureks” (enrolados como rolinhos primavera), colocam-se num tabuleiro do forno untado, pincelam-se com manteiga derretida e cozem até ficarem dourados. Servem-se com limão partido em quartos.

+ Gastronomia
Curiosidades

Os povos Berberes

Conhecidos desde a Antiguidade, os berberes são povos autóctones – ou seja, povos naturais da região – do norte da África. Não fosse por eles, as rotas comerciais da África sub-saariana com o Oriente Médio e até mesmo com a Europa demorariam séculos para tornar-se realidade.

+ Curiosidades
Filme
Já pensou em assistir um filme argelino?
Este vídeo é um filme completo que retrata a vida real de argelinos e sua resistência-revolução contra os franceses na década de 1950 e o início da década de 1960.
Os berberes
Que chamam a si próprios Imazighen, ou seja, "homens livres"; referem-se ao conjunto de povos do Norte de África que falam línguas berberes, da família de línguas afro-asiáticas. Estima-se que existam entre 58 e 75 milhões de pessoas que falam estas línguas, principalmente em Marrocos e Argélia, mas também fazendo parte deste grupo os tuaregues, predominantemente nômades do Sahara.
Questões Ambientais

Contaminação do Meio Ambiente

Em muitos bairros argelinos, o esgoto das casas vão diretamente para os rios e lagos

Despejo de esgoto, resíduos do refino do petróleo, e resíduos industriais estão poluindo os rios argelinos e as águas costeiras do Mar Mediterrâneo.
Muitos bairros argelinos não possuem estação de coleta e nem de tratamento de esgoto. Assim, o esgoto das casas vão diretamente para os rios e lagos, como na foto.

+ Questões Ambientais
Ataques a campos de extração de gás.
O ataque ao campo de extração de gás argelino no centro-leste do país, a cerca de 1.300 quilómetros de Argel, não foi escolhido ao acaso. O complexo de In Amenas representa 18 % das exportações da matéria-prima e permite ao Estado encaixar 3 mil milhões de euros por ano.
Siroco- tempestade de areia
É um vento quente, muito seco, que sopra do deserto do Saara em direção ao litoral Norte da África, comumente na região da Líbia e Argélia. Este fenômeno causa gigantescas tempestades de areia no deserto e manifesta-se quando baixas pressões reinam sobre o mar Mediterrâneo.
Principais Descobertas e Invenções

Independência da Argélia

A Argélia teve que lutar muito para conseguir sua independência.

A Argélia teve que lutar muito para conseguir sua independência. Antes eram os franceses que tinham o poder sobre o país. Mas em 1954 deu início a uma luta armada contra a dominação da França. Somente em 1962 os franceses reconheceram a independência da Argélia. Cerca de 1 milhão de franceses deixaram o país em direção à França.
Atualmente, o país continua se reconstruindo, se reconhecendo como nação.

+ Descobertas e Invenções
Esportes

Fifa: Perfil da Argélia

Perfil da equipe argelina de futebol. Como a Argelia se classificou e qual o histórico desta equipe nas competições da fifa? clique aqui e confira.

Principais Esportes
Futebol

Está será a quarta campanha argelina em edições da Copa. A seleção africana participou também dos Mundiais de 1982, 1986 e 2010, mas nunca foi além da primeira fase.

Atletismo

Noureddine Morceli é um ex-atleta da Argélia de maior nome dos 1500 metros nos anos 90. Foi tricampeão mundial e campeão olímpico em Atlanta 1996. É imbatível nesta prova entre 1992 e 1996.

Handebol

A seleção de handebol argelina  é a melhor equipe africana em competições internacionais. Atualmente, conta com seis títulos africanos, conquistados em 1981, 1983, 1985, 1987, 1989 e 1996.

+ Esportes
Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.