Informações
Forma de Governo:
república parlamentarista.
Presidente: Joachim Gauck
Primeira ministra: Ângela Merkel
Capital:
Berlim
Principais Cidades:
Berlim
Hamburgo
Munique
Área do território:
356. 733km²
População:
82.056 milhões de hab.
Idioma Predominante:
alemão
PIB:
3,593 trilhões de US$ (2013)
Moeda:
euro
IDH:
0,920 (2012)
Principal(is) fonte(s) de energia:
carvão

cultura História, Cultura e Geografia

Território alemão

A Alemanha é o país Europeu com mais países vizinhos.

A Alemanha tem cerca de 349.223km² de terra, e 7.510 km² de água (um total de 356.733 km²). E o sétimo país da Europa com mais zona territorial o sexagésimo terceiro do mundo.
A Alemanha devido o fato de ser um país de zona central, é o país Europeu com mais países vizinhos. Esses países são a Dinamarca, Polónia, República Checa, Áustria, Suíça, França, Luxemburgo, Bélgica e Holanda.

+ História, Cultura e Geografia
A Alemanha e sua influência na filosofia
Edmund Husserl
Germany Tourism Promotion
Vídeo produzido para a divulgação do país. Nele é possível identificar características próprias da cultura e traços marcantes do país e de suas origens.
O uso da bicicleta
A bicicleta é um meio de transporte muito usado nas cidades alemãs.
Folha Online - Muro de Berlim
Vídeo produzido pela Folha Online ilustrando como era a realidade ao entorno do Muro de Berlim. 
gastronomia Gastronomia

Jornal da Univates - História do Chucrute

Chucrute - Prato típico da culinária alemã.

+ Gastronomia
Curiosidades

Beethoven

Ludwig van Beethoven e seus problemas com a audição.

Foi em Viena que lhe surgiram os primeiros sintomas da sua grande tragédia. Foi-lhe diagnosticado, por volta de 1796, tinha Ludwig os seus 26 anos de idade, a congestão dos centros auditivos internos (que mais tarde o deixou surdo), o que lhe transtornou bastante o espírito, levando-o a isolar-se e a grandes depressões.
“Ó homens que me tendes em conta de rancoroso, insociável e misantropo, como vos enganais. Não conheceis as secretas razões que me forçam a parecer deste modo. Meu coração e meu ânimo sentiam-se desde a infância inclinada para o terno sentimento de carinho e sempre estive disposto a realizar generosas ações; porém considerai que, de seis anos a esta parte, vivo sujeito a triste enfermidade, agravada pela ignorância dos médicos”.
Consultou vários médicos, inclusive o médico da corte de Viena. Fez curativo, usou cornetas acústicas, realizou balneoterapia, mudou de ares; mas os seus ouvidos permaneciam arrolhados. Desesperado, entrou em profunda crise depressiva e pensou em suicidar-se.
“Devo viver como um exilado. Se me acerco de um grupo, sinto-me preso de uma pungente angústia, pelo receio que descubram meu triste estado. E assim vivi este meio ano em que passei no campo. Mas que humilhação quando ao meu lado alguém percebia o som longínquo de uma flauta e eu nada ouvia! Ou escutava o canto de um pastor e eu nada escutava! Esses incidentes levaram-me quase ao desespero e pouco faltou para que, por minhas próprias mãos, eu pusesse fim à minha existência. Só a arte me amparou!”
Ludwig van Beethoven, in Testamento de Heilingenstadt, a 6 de outubro de 1802
Embora tenha feito muitas tentativas para se tratar, durante os anos seguintes, a doença continuou a progredir e, aos 46 anos de idade (1816), estava praticamente surdo. Porém, ao contrário do que muitos pensam, Ludwig jamais perdeu a audição por completo, muito embora nos seus últimos anos de vida a tivesse perdido, condições que não o impediram de acompanhar uma apresentação musical ou de perceber nuances timbrísticas.

+ Curiosidades
Adidas vs Puma una rivalidad histórica
A empresa Adidas foi criada pelos irmãos Adolf Dassler e Rudolf Dassler foi fundada em 1920, porém, foi dividida em 1948, dando origem à Adidas e também à Puma, empresa rival fundada por Rudolf Dassler.
Questões Ambientais

Governo alemão aposta em ofensiva informativa para incentivar o uso do etanol

De acordo com o executivo, a introdução do etanol no combustível é uma maneira de tentar diminuir a dependência do petróleo.

+ Questões Ambientais
Governo alemão aposta em ofensiva informativa para incentivar o uso do etanol
De acordo com o executivo, a introdução do etanol no combustível é uma maneira de tentar diminuir a dependência do petróleo.
Principais Descobertas e Invenções

Relógio de Bolso

Pedro Henlein foi o criador do primeiro relógio de bolso.

Pedro Henlein, por volta de 1500, na cidade de Nuremberg, criou o primeiro relógio de bolso, que ficou conhecido como "Ovo de Nuremberg", devido a sua forma. Foi construído de ferro, com corda para quarenta horas, e uma mola espiral.
Tinha um indicador e um complexo mecanismo para badalar.
Essa invenção foi muito importante, porque a partir dela, foi possível outras invenções e melhorias na indústria relojoeira na Europa.

+ Descobertas e Invenções
Clássicos da Sociologia Karl Marx
O aspecto sociológico do pensamento de Karl Marx é apresentado com base em entrevista do sociólogo Gabriel Cohn e a caracterização in loco da economia de uma pequena cidade paulista.
Esportes

O Kaiser alemão

Franz Beckenbauer é sem dúvida um dos maiores jogadores e técnicos de todos os tempos. Ele redefiniu o papel do líbero, ergueu o troféu da Copa do Mundo da FIFA em 1974 e repetiu a conquista em 1990 como treinador.

Principais Esportes
Futebol

Franz Beckenbauer foi campeão mundial como jogador (em 1974) e técnico (1990) com a seleção alemã. Apenas ele, e o  Zagallo que ganharam a copa como jogador e também como técnico.

Fórmula 1

Schumacher foi o maior campeão da história da Fórmula 1, com sete títulos mundiais. Ele se aposentou do automobilismo em 2012, após somar 91 vitórias na sua carreira.

Natação

A natação é muito incentivada na Alemanha. A maioria das cidades tem uma piscina pública, externa ou coberta, e nas escolas há aulas de natação.

+ Esportes
Bayern de Munique campeão da Liga dos Campeões da Europa
Em uma final com dois times alemães, a final da Champions League 2013, o Bayern de Munique sagrou-se campeão ao vencer o Borussia Dortmund na partida final disputada no estádio Novo Wembley por 2 a 1, conquistando assim o seu quinto titulo na competição. Este vídeo mostra este jogão com a vibração das torcidas.
Documental 'EL PARTIDO DEL SIGLO' - BECKENBAUER
Documentário "A Partido do século" produzido por Elias Querejeta para Sogecable em 1999, escrito por Santiago Segurola e Jorge Valdano, em colaboração com Alfredo Di Stefano.
Maestro Assessoria Educacional
Rua do Oratório, 977 - Mooca - São Paulo - SP
Tel: (11) 2601-5973
E-mail: mae@maestroassessoria.com.br

Copyright © 2014 Maestro Assessoria Educacional. Todos os direitos reservados.